Os Oitos Processos do Marketing

Com a evolução dos conhecimentos e a crescente necessidade de adaptação do mercado, surgiram novos conceitos sobre planejamento estratégico, planos de marketing e de relacionamento com clientes. O mais famoso conceito são os 4 P´s (Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção), muito utilizado no marketing mas que já não retrata com tanta fidelidade todas as fases que o cliente/empresa precisam para lançar e ter sucesso nas vendas do seu produto.

Hoje existem Oitos Processos Globais de Marketing:
1. Busca e Análise Ambiental
2. Pesquisa e Análise de Marketing
3. Segmentação, Seleção de Mercado-alvo e Posicionamento
4. Desenvolvimento de Produtos
5. Determinação de Valor e de Preços
6. Gerenciamento de Canais e da Cadeia de Valor
7. Promoção: Comunicação Integrada de Marketing
8. Construção de Relacionamento

Pesquisa e a Análise de Marketing: identifica os mercados potenciais, compreende as forças que os moldam e descobre formas mais eficazes de dirigir o marketing para os mercados mais atraentes ou lucrativos. As empresas também precisam fazer pesquisa para descobrir quais são os desejos e as necessidades dos consumidores, suas atividades, comportamentos e tendências.

Segmentação, Seleção de Mercado-Alvo e Posicionamento: a segmentação de mercado é o agrupamento de pessoas ou organizações cujas necessidades, características ou comportamentos são similares, dentro de um mercado. Seu objetivo é identificar grupos de clientes (e clientes potenciais) com os quais a empresa possa estabelecer relacionamentos de marketing eficazes e eficientes. A seleção de mercado alvo é essencial para focar os esforços em um nicho de mercado previamente conhecido. O posicionamento é a maneira com que os consumidores ou as organizações enxergam a empresa ou o produto.

Desenvolvimento de Produtos e sua Diferenciação: o desenvolvimento de produto é a melhoria de um produto para atender às necessidades e os desejos dos clientes. O objetivo é descobrir o que os clientes querem e precisam, criar um novo produto ou melhorar o que já existe para satisfazer às necessidades e desejos existentes. Diferenciação de produto significa distinguir os valores do seu produto em relação aos valores dos concorrentes, de uma maneira que os consumidores percebam e valorizem o seu produto.

Determinação de Valor e de Preços: é o processo usado por compradores e vendedores para determinar se uma troca de marketing será benéfica. O objetivo é um relacionamento mutuamente benéfico em que as duas partes obtenham valor de troca. O preço, a quantidade de dinheiro que o vendedor pede em troca de um produto, é apenas uma dimensão da determinação de valores. É também a predisposição do consumidor em desembolsar determinada quantia para satisfazer seu desejo ou necessidade.

Gerenciamento de Canais e da Cadeia de Valor: é a maneira de obter os produtos de uma forma conveniente. São as organizações envolvidas com a movimentação dos bens, desde os produtores até os consumidores. Os produtos e/ou serviços das empresas devem estar disponíveis para o consumidor no local certo, no tempo certo e da maneira certa.
Cadeia de valor é a ligação de atividades que devem ser feitas pelos fornecedores e pelos canais de distribuição, bem como produtores, para criarem e entregarem um pacote de valores que satisfaça os clientes.

Promoção: é a comunicação integrada de marketing. Ela estabelece e fornece relações lucrativas com consumidores e outros grupos de interesse, por meio de controle e influência exercidos sobre todas as mensagens de marketing e a manutenção de um diálogo continuo. Preocupa-se somente com as atividades de comunicação, como propaganda, promoção de vendas, marketing direto, relações públicas e venda pessoal.

Construção de Relacionamento: é o processo de atrair e manter os clientes ao longo do tempo, mantendo contato e fornecendo serviços antes, durante e depois da venda, como parte do marketing de relacionamento. Visa, no primeiro momento, o retorno das compras pelo consumidor, atendendo suas necessidades e, posteriormente, superando as suas necessidades e criando caminhos para a fidelização.

Grande Encontro do Setor de Brindes reúne diversas empresas do Brasil

A Bríndice Inicia o Ano Promovendo Ações para o Setor de Brindes

O GRANDE ENCONTRO DO SETOR DE BRINDES 2003, que ocorreu no Hotel Terras Altas, dia 05 de abril, reuniu mais de 100 empresários de todo o Brasil, que puderam contar, em um só evento, com atualização profissional e entretenimento.

O Consultor de Marketing Jaime Jimenez da Sher Marketing, ministrou a palestra “Relacione-se com Competência para não Perder a Concorrência” , com o enfoque de capacitação e reciclagem empresarial nas áreas de Marketing e Vendas, mostrou os cenários e tendências no relacionamento com clientes e a importância da Internet no mercado. Aliás, o tema Internet também foi abordado pelo Consultor em Informática e Internet da Bríndice, Alexandre de Oliveira da empresa AX Informática.

O Grande Encontro também contou com momentos e atividades de lazer. Todos os participantes do evento foram recebidos com um café da manhã ao ar livre, as crianças puderam participar de diversas brincadeiras, jogos e atividades proporcionadas por monitores durante todo o dia, as mulheres assistiram a uma Palestra de Beleza com a cosmetóloga Roseli Siqueira, cujo tema foram as novas tecnologias para manter-se jovem e com saúde. Os outros acompanhantes contaram com caminhadas, jogos, campeonatos esportivos, dentre outras atividades. Tudo isso, acompanhado de um delicioso churrasco e vários coffee-breaks durante o dia.

Este evento é o primeiro dos que acontecerão no decorrer do ano de 2003, por isso aguardem e mantenham seu cadastro atualizado pelo site www.brindice.com.br, para receberem todas as novidades que a Bríndice proporcionará para o setor de brindes.

“O Grande Encontro do Setor de Brindes atingiu as expectativas da Bríndice, na receptividade e interesse do setor em relação a ações que estimulem o desenvolvimento profissional e a integração entre as empresas.
Por isso agradecemos a todos os participantes que tornaram o evento um grande sucesso.”

Daniela Avoli Salvador
Coordenadora Marketing e Eventos
Bríndice

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer, em nome da equipe Zac´s Brindes, a vocês da Bríndice por disponibilizarem a nós, pequenas empresasa oportunidade de participarmos de um evento muito oportuno e de grande valor informativo, que foi o Grande Encontro do Setor de Brindes no último Sábado.
Com certeza no próximo evento deste nível toda a nossa equipe estará presente.
Parabéns pela iniciativa.”

Marisa Chaves
Sócia – Diretora
Zac´s Brindes

Planejamento de um Negócio frente a nova Concorrência

O forte impacto da tecnologia, somado ao processo gradual de mudança, orientado para globalização das relações econômicas, é uma realidade que devemos enfrentar regionalmente. As empresas devem somar conhecimentos, melhorar sua cultura competitiva, orientar-se para o cliente e "pensar em termos de negócio", como estratégia básica de dominar o presente e, logo, pensar em objetivos maiores de como antecipar o futuro.
Gerenciar o presente desfrutando ao máximo a sua competência essencial, sua potencialidade de
mercado, tecnologia e processo produtivo, preparando-se assim para o futuro a partir de uma "visão empreendedora", valorizando os recursos e a competência, com o passar do tempo, introduzindo inovações necessárias, entrando em novos setores de atividade. Todas empresas se defrontam com o problema de uma dupla estratégia para a competição do presente, sem penalizar a competição no futuro e vice-versa. Operar dentro de qualquer negócio implica hoje em um desafio com muitas exigências e requerimentos distintos dos conhecidos até o presente: se as regras são novas e diferentes, então o jogo é diferente. Este processo de mudanças desde a ótica da comercialização de bens e/ou serviços não pode ser ignorado e tão pouco negado porque, em geral, estas posturas fazem demorar a tomada de decisões e, neste sentido, o fator tempo é uma das chaves a considerar para atuar no campo estratégico que implica, entre outras ações, detectar oportunidades e ameaças do setor em particular de cada unidade de negócios.
A nova competência implica considerar novos aspectos e condutas, tanto dos clientes como dos competidores, para definir um processo de marketing em que devem ser considerados, entre outros, os seguintes aspectos:
1- A clara individualização do cliente antes de qualquer ação comercial;
2- Utilização das tecnologias disponíveis no mercado para potencializar as relações com clientes atuais e novos clientes, seja através da Internet (site, e-mail) e do Telemarketing.
3- Novas tendências do mercados, assim como a mudança nos hábitos de consumo-compra;
4- Total ciência do que deve ser importante: aceitação do que o cliente valoriza como o ideal e não o que o você empresário ou comerciante crê ser o melhor;
5- Criar laços permanentes com os parceiros através de eventos diversos, quer sejam: palestras, seminários, jantares, reuniões, atraindo conseqüentemente novos clientes a médio e longo prazo e a conseqüente fidelização dos mesmos;
6- Observar seus concorrentes, levantando os pontos favoráveis e desfavoráveis, visando o fim último: a satisfação total do seus clientes.
Bons negócios !

Envio de Arquivos e Mensagens com Cópias

Ao enviar um arquivo por e-mail deve-se ter cuidado com aqueles muito grandes! Se sua conexão for através de banda larga (ADSL ou Cable Modem) e comportar uma grande capacidade de tráfego, o mesmo pode não ser válido para todos os usuários, pois muitos ainda utilizam conexão discada. E aquele filme de piadinha que foi enviado para distrair seu colega muitas vezes está bem na frente daquele e-mail comercial importantíssimo. Isso sem contar arquivos executáveis (.exe, .com, .pif e outros) que contém vírus, mas o usuário abriu porque o recebeu de um amigo. Enviar arquivos contendo vírus a clientes ou fornecedores é uma gafe imperdoável. Portanto, mantenha seu antivírus sempre atualizado e tome cuidado ao abrir arquivos desconhecidos.
Outro item a ser pensado refere-se à mensagem com cópias. Ao enviar uma mensagem para múltiplos usuários (geralmente piadas, avisos ou notícias de interesse) há quatro maneiras de fazê-lo, três das quais são, no mínimo, desaconselháveis:
A primeira maneira é preenchendo todos os usuários no campo "Para" do e-mail, porém se um usuário clica na opção "responder a todos" (o que é muito comum), todos da lista passam a acompanhar a resposta e estabelece-se um ciclo vicioso. Já na segunda maneira, envia-se a totalidade da lista no campo "CC (Carbon Copy)", e nenhum, um ou mais usuários no campo "To". A mensagem funciona melhor, usuários da lista "CC" não recebem respostas, porém ainda assim, a lista de usuários se torna pública a desconhecidos e eventualmente até à concorrência.
A terceira maneira é preenchendo todos os usuários no campo "BCC (Blind Carbon Copy)". Desta maneira evita-se a divulgação pública da lista, mas ainda assim se não houver ao menos um usuário no campo "To" o e-mail corre o risco de ser bloqueado por filtros Anti-Spam. Além disso, nenhum dos três métodos evita o envio (acidental ou não) de vírus
A quarta maneira, e mais correta, é recorrer a um utilitário de newsletter ou cadastro de visitantes que, aliado a um web-site, possa descadastrar usuários não interessados no recebimento de e-mails futuros. Esta alternativa é prestada por empresas de web design e, normalmente, é indicada para empresas que fazem do e-mail seu instrumento de comunicação.
Finalmente, é prudente observar que o Spam (envio não solicitado ou não autorizado de e-mails) sempre vai contra uma ou mais regras acima. E hoje em dia, muitos Spams tentam entrar disfarçados nas caixas postais, fazendo-se passar por amigos, personalizando a mensagem com nome, e-mail ou imagem do site do destinatário. E não se trata de alguém que dedicou "atenção especial" ao e-mail, mas sim de softwares e spammers que se tornam cada vez mais inteligentes.

Os desafios da Venda

Uma micro ou pequena empresa enfrenta atualmente os mesmos desafios que as grandes empresas para alavancar suas vendas e continuar a crescer.
Sem viabilizar e planejar é difícil vender,

Mas o que seria Viabilizar ? É determinar quais de seus produtos podem ser oferecidos de forma competitiva e como devem ser apresentados, quantificando os recursos necessários para a venda, tais como: investimento, trabalho e tempo, determinando se sua empresa pode atingir o volume de vendas de forma a assegurar um retorno aceitável.

Agora, na segunda fase você precisa Planejar: o que você vai vender, por quanto, para quem, e como. Fazer esse plano requer investimento de tempo e dinheiro, mas é absolutamente necessário para quem quer participar de um mercado cada vez mais competitivo e com riscos cada vez maiores. Levantar custos, fazendo alterações e adições aos produtos criados, adaptando-os as
necessidades dos seus Clientes

Depois de viabilizar e planejar sua atividade de vendas, chega a hora de sua empresa Vender –
de colocar seu plano em ação para conquistar as vendas e os lucros, razão de todo o seu projeto. Quanto melhor for seu plano, mais simples será sua implementação, e menos surpresas você terá.
Para tanto, alguns prodedimentos finais fazem-se necessários:

– Montar e ativar sua estrutura de promoção, vendas e atendimento a clientes;
– Escolher criteriosamente seus representantes, vendedores e parceiros;
– Efetuar um treinamento sobre os produtos a serem comercializados;
– Preparar lista dos clientes alvo e possíveis indicações;
– Oferecer seus produtos, distribuir seus materiais e amostras, participando
de feiras do setor, observando as tendências do mercado e as necessidades dos clientes que as
visitam.
– E, finalmente, manter tais informações arquivadas para consultas e procedimentos futuros a serem
observados.

Boas Vendas !!