O influenciador

O influenciador está lá, ao seu lado o tempo todo, e você precisa dele, se não para ajuda-lo ao menos para não atrapalhar junto a quem assinará o contrato, denominado decisor. Em qualquer ramo de atividade temos este personagem, no varejo, no comercio, indústria, governo, e nos segmentos que exigem um trabalho de longo prazo envolvendo variáveis técnicas e homologação de produto. Tenha conhecimento e relacionamento com o influenciador, seja ele no cliente, ou na sua empresa; sim, ele pode estar na sua empresa e complicar sua negociação trabalhando contra, minando seu trabalho junto às áreas correlatas para evitar que recursos necessários sejam disponibilizados para você concretizar seu negócio, lembre-se, existe concorrência interna, portanto, fique atento e tenha estratégia para lidar com situações dispares, isso é importante.

Quando o influenciador está no seu cliente, traga-o para seu lado, faça ações para agradá-lo e convencê-lo que seu produto ou serviço ajudará para melhoria do trabalho diário que ele executa.

Case

Determinada ocasião estava negociando um equipamento de PABX e as secretárias colocavam obstáculos para a troca do antigo, isto porque elas quem mais utilizavam as facilidades oferecidas pela máquina, então não queriam novidades, coisa de todo ser humano resistente a mudanças e a novas situações. Elas eram as influenciadoras desta negociação junto ao diretor, que era o decisor. Então o que fazer?

Juntamente com o gerente de produto montei uma apresentação para mostrar as diferenças. Mostramos, também, que elas teriam um ganho de desempenho, produtividade e menos trabalho para operar as facilidades que o novo equipamento oferecia, deixamos isso bem claro, escutamos por que da resistência e temores da troca, e assim, conseguimos mudar o pensamento. Além disso, no dia da palestra distribuímos um brinde logo no início do evento, um kit de costura para utilização rápida em ocasiões de emergência, uma barra de saia ou calça, queda de botão, ou similares, pronto, quebramos as barreiras e trouxemos os influenciadores para nosso lado, e assim fechamos o contrato.

Este foi um pequeno caso onde identificamos o influenciador, removemos os obstáculos, e fizemos um trabalho para que a negociação não fosse atrapalhada. Poderíamos até fechar o negócio sem este evento, mas com certeza teríamos um caminho maior a percorrer, com sério risco de não obtermos sucesso pela influência das secretárias junto ao diretor pedindo não trocar o equipamento.

Faça um “briefing” do influenciador, seja ele interno ou externo, converse com as pessoas envolvidas para traçar uma estratégia de quebra de barreira, e efetue o planejamento das etapas da venda.

Boa sorte.

Fonte: Administradores

Marketing e seu sistema para aumentar vendas

Os consumidores são os repositórios de todas as atividades contidas na organização. O coração da administração e estratégia mora nos consumidores. Uma organização sempre deve buscar o diferencial em servir o cliente, o jogo é atrair, satisfazer e manter esse mesmo cliente. Para um melhor atendimento aos consumidores o negócio deve ser criada e mantida uma série de técnicas em um ambiente de constante mudanças.

Como diz Marcos Cortez Campomar e Ana Akemi Ikeda, a arte aplicada a palavra Marketing vem de longe sendo entendida, ela é tão mal usada e banalizada, que surgiram ao longo do tempo diversos mitos relacionado ao marketing
1.Marketing é a propaganda feita para aumentar vendas
2.Atividade para promover uma pessoa
3.Atividade para criar necessidades
4. Forma capitalista de fazer as pessoas quererem coisas de que não necessitam
5.Marketing não é ético
6.Marketing é vendas

O fato é que o marketing deveria estabelecer uma relação de troca entre produtos e informações com os consumidores mantendo uma forma clara e objetiva. Muitas vezes leigos sem preparo algum em marketing ministram palestram e descorrem o assunto como se fossem autoridades no assunto.
•O que é o Marketing?

O Marketing permite uma abordagem sistemática e técnica das atividades de troca e portanto, preocupa-se com o desenvolvimento e a manutençãodas relações que envolvem produtos, organizações, pessoas, lugares, causas e tudo o mais em que o benefício da troca possa ser maximizado para ambas as partes envolvidas no processo.

Devemos notar os 4 Ps do marketing ( Product, Price, Promotion, Place) constituindo em um composto de marketing mix. As variáveis de decisão de marketing ( 4 Ps) são como fatores controláveis pela organização podendo ser manipuladas para influenciar as trocas, devemos encontrar as melhores combinações para essas variáveis.

Do uso combinado das variáveis de decisão de marketing nasce o conceito de estratégia de marketing, um conjunto de politicas e regras num esforço em resposta as situações ambientais e competitivas, para definir um bom planejamento.

Todo o processo de marketing inicia-se com os consumidores atuais e potenciais , a organização deve procurar atingir os objetivos por da satisfação do consumidor, entendeu o ponto? CONSUMIDOR! Esse deve ser o alvo de atenção de qualquer empreendimento ou organização.

O marketing é uma arte que deve ser compreendida e estudada, não passando as informações do boca a boca como um padrão de autoridade para o assunto, eu mesmo não me considero uma autoridade nesse assunto porque sei que é um longo caminho a percorrer e tenho ainda muito que aprender, mas desde já sei que o marketing é uma arte imcompriendida que deve ser buscada no seu mais íntimo aspecto.

Fonte: Administradores

Marketing Digital?

A primeira idéia que uma pessoa tem quando não há algum conhecimento de marketing nela é que existem diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional e se me perguntassem se há alguma diferença, eu logo diria que há e que não há! Calma, não estou louco! Há diferença porque as ferramentas utilizadas para a execução das estratégias de marketing digital são acopladas as ferramentas do tradicional, como redes sociais, blogs, midias alternativas, SEO para sistemas de busca e etc, essas que o marketing tradicional não conhecia, diria também que não há diferença entre eles, porque as técnicas aplicadas e seus conceitos estratégicos são os mesmos, ainda dira que é o mesmo marketing aplicado em lugares diferente.

É perecível alguém ser bom de marketing digital se não conhece o tradicional, visto que são os mesmos com aplicações diferentes, aplicações em mundos diferentes apenas, o virtual e o físico.

SEGUEM ALGUMAS DEFINIÇÕES DE MARKETING

Mix de marketing

O mix de marketing conhecido como composto de marketing ou até mesmo 4 Ps ( Produto, Preço, Promoção, Praça ) derivado do inglês ( product, price, place, promotion ) é a soma de ferramentas para aplicação em estratégias de marketing afim de atingir seu publico alvo. Ferramentas essas que são utilizadas no Marketing Digitale que já a muito existia no Marketing Tradicional.

Marketing esportivo

É o conceito aplicado as industrias de esportes com base em (bens, serviços, pessoas, lugares e ideias), hoje é muito difundido entre os meios digitais, mais um exemplo de paridade.

Marketing pessoal

O marketing pessoal é mais difundido atualmente quanto antes, pois a diversidade de empreendedores digitais crescem a cada dia, mostrando a eles a necessidade de um bom relacionamento, qualificativos aplicados a sua persona para atrair mais seguidores e em consequência trazer benefícios ao seu mercado de atuação, mais uma ferramenta aplicada em ambos.

Marketing de relacionamento

Esse é o relacionamento aplicado entre clientes e fornecedores, aplicado a desenvolver relacionamento e construir solida estrutura de acompanhamento a fim de gerar vendas, derivado do marketing tradicional aplica também ao digital.

Com isso podemos notar que a semelhança é nítida e que nos mostra ser ou ter o mesmo perfil, não podemos então separar um do outro se ambos são os mesmos, para que não venhamos desprezar livros de marketing tradicionais ou até mesmo cursos de marketing tradicional, se queremos nos dedicar ao marketing digital, temos por fim que nos dedicar ao MARKETING seja qual for sua definição, independente de onde iremos aplicar suas técnicas.

Conclusão

O Marketing é um só, com diversas ferramentas e aplicações estratégicas com sub-nomes derivado de um mesmo perfil, a busca pelo conhecimento de marketing deve ser focado na sua palavra-chave MARKETING e não importando o seu local de aplicação, após o conhecimento de marketing aparecerá diversas ferramentas para a atuação e execução digital, a cada tempo novos termos aparecerão, mas ele nunca deixará de se o bom e velho MARKETING.

Fonte: Administradores

Os mitos sobre casais e sobre dinheiro

Na verdade, administrar dinheiro não é assim tão difícil. Sabendo o que fazer e o que não fazer, tudo fica muito fácil. O problema é que não nos ensinam nada sobre dinheiro nas escolas. Como resultado, muito do que aprendemos a esse respeito vem de amigos, do boca-a-boca e do marketing. É por isso que pessoas muito espertas em outras áreas passam a vida inteira fazendo coisas erradas com o próprio dinheiro. Diante de tal situação, existe uma gama de mitos a respeito do assunto dinheiro. Alguns desses mitos vamos desmascarem, neste artigo, vamos conhecer os verdadeiros fatos a respeito do assunto, onde vocês ficarão mais preparados para tomar decisões melhores a respeito de suas finanças.

MITO Nº 1 – Como nós nos amamos, não vamos brigar por causa do dinheiro.

FATO Nº 1 – Dinheiro pouco tem a ver com amor… e tem muito a ver com brigas.

Amor nada tem a ver com dinheiro. Não importa se você ama o seu parceiro mais do que qualquer outra coisa no mundo. Se os dois têm valores conflitantes a respeito do dinheiro e tomam decisões financeiras incompatíveis com os sentimentos do outro sobre a questão, vocês terão sérios problemas de relacionamento.

O amor não supera tudo. Se superasse, um em cada dois casamentos não acabaria em divórcio. Em geral, o amor nos leva ao altar e mantém a paixão por alguns anos, mas um casamento sólido e duradouro exige mais do que amor. Então pare por um segundo e considere alguns fatos básicos:

1. O jeito de vocês dois gastarem dinheiro nada tem a ver com o quanto se amam.

2. É provável que vocês tenham sido educados de maneiras diferentes em questões de dinheiro.

3. É provável que atribuam valores diferentes ao dinheiro.

4. É provável que gastem dinheiro de maneiras diferentes.

Há muitas diferenças. Então, se andam brigando por causa de dinheiro, tenho uma boa notícia: vocês são normais. E is aqui uma notícia ainda melhor, ninguém tem que deixar de ser o que é ou modificar os próprios valores para ficar rico. Ninguém precisa ser um gênio financeiro. As coisas que você precisa fazer para enriquecer são basicamente muito simples. Não exigem inteligência e nem muito conhecimento. Não exigem que vocês façam exercícios de pensamentos positivos e nem que recitem mantras de memorização. Tudo o que exigem é o que chamo de “ação positiva”. Então, se vocês brigam por causa de dinheiro porque têm atitudes muito diferentes a esse respeito, tudo bem. Respirem fundo, expirem e “deixem rolar”. Ao final de nossa mini-série, vocês verão com que rapidez e facilidade poderão transformar a sua vida e o seu relacionamento. No meio tempo, lembrem-se: amor nada tem a ver com riqueza… nada!

MITO Nº 2 – É preciso dinheiro para fazer dinheiro.

FATO Nº 2 – É preciso muito pouco dinheiro para fazer dinheiro, desde que haja paciência e disciplina.

Construir uma fortuna é basicamente um jogo de números, cujas regras não mudam muito com o tempo. Um dólar ainda vale muito dinheiro, desde que seja obrigado a crescer.

Quero que vocês façam uma experiência. Numa manhã destas, fiquem na padaria ou num café durante uma nora contando quantos casais pedem uma xícara de café. Observem quantas pessoas normais gastam essa quantia todas as manhãs tomando café. Vocês já pararam para pensar quanto dinheiro isso representa ao longo do tempo? Quanto vocês ganhariam se gastassem $ 1,00 a menos em café todos os dias e pusessem essa economia num bom programa de investimentos?

Você vai começar perceber que ficar rico é apenas uma questão de se comprometer e de se ater a um plano sistemático de poupança e investimento. Como estabelecer um plano e administrá-lo é uma questão que vamos discutir mais adiante. Por hora, quero me concentrar no fato de que não é preciso ter dinheiro para fazer dinheiro. É preciso apenas tomar as decisões certas – e agir em conformidade com elas.

MITO Nº 3 – Ainda não ganhamos o suficiente para sermos investidores.

FATO Nº 3 – Todo mundo ganha o suficiente para investir.

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer, “se eu ganhasse um pouquinho mais, dava um jeito nas minhas finanças”? Quantas vezes você já disso isso? Muitos casais acham que a fonte de seus problemas financeiros está no fato de não ganharem o suficiente. Mas, no geral, o problema não á quanto ganham, mas quanto gastam. Se não acredita em mim, calcule quanto é provável que vocês dois juntos ganhem ao longo da vida.

Quanto dinheiro você dois juntos ganharão provavelmente na próxima década? E em 30 ou 40 anos? Meu chute é que, ao longo dos anos, a renda disponível de vocês dois juntos cheque a qualquer coisa entre $ 2 milhões e $ 4 milhões. Não é de se jogar fora, é? David Bach sugere que você pare de chamar sua renda líquida de renda disponível e passe a chamá-la de renda “indisponível”.

A verdade é que você dois estão trocando um tempo precioso da vida por essa renda. Por isso, eu acho – e espero que você também ache – indisponível não desperdiçar dinheiro ganho, mas administrá-lo com sabedoria. A chave para isso é começar a poupara agora.

MITO Nº 4 – Os impostos e a inflação estão sob controle

FATO Nº 4 – Os impostos e a inflação nunca estarão totalmente sob controle

O fato dos índices de inflação estarem baixos, não implica necessariamente que esta variável esteja totalmente controlada. Mesmo considerando que existe certo controle, mas se pegarmos um período do tempo um pouco mais longo podemos ver certo crescimento inflacionário. Se pagarmos o preço da gasolina no últimos 5 anos e até mesmo o custo de moradia, começamos perceber que precisamos fazer com que para mantermos nosso poder de comprar e ainda continuarmos investindo, precisamos fazer nosso dinheiro crescer.

Do ponto de vista dos impostos, muita gente supõe que os aposentados pagam menos impostos porque não trabalham mais. Será Mesmo? Pergunte a algum aposentado se ele paga menos impostos do que antes. Tenho certeza de que a resposta será não. Por quê? Porque a maior parte dos rendimentos de que você vai viver quando se aposentar é tributável. Mas especificamente, ao começar a sacar o dinheiro da sua conta de aposentadoria, você terá que pagar impostos de renda sobre as retiradas. O mesmo vale para as anuidades e para as apólices de seguro que vocês reservaram para a aposentadoria.

A boa notícia é que você pode melhorar essa situação. Benjamin Franklin desse certa vez que as únicas coisas certas na vida são a morte e os impostos. Ele estava errado. A morte é certa, mas os impostos podem ser adiados – e no meio tempo, reduzidos!

Muita gente paga impostos demais porque não sabe que há maneiras simples e legais de reduzir o tamanho da mordida dos impostos. Uma dessas maneiras se baseia num conceito simples, que chamo de “pague-se primeiro”. Aplicando corretamente, ele pode reduzir sua carga tributária em milhares de dólares por ano. Você vai aprende tudo sobre esse conceito no sexto artigo (cesta de segurança). Com certeza você vai ler, aprender e por em prática.

MITO Nº 5 – É só não falar em dinheiro que tudo se resolve

FATO Nº 5 – Se vocês dois não começarem a falar em dinheiro, é mais do que provável que morrerão sem nenhum.

Como em tanto outros aspectos da vida, o melhor lugar para começar a por as finanças em ordem é em casa. Mais especificamente, vocês dois têm que aprender a falar de dinheiro. Diz-se isso porque, falar de dinheiro é um tabu. Pouca gente cresceu em uma casa onde mamãe e papai falavam abertamente sobre as finanças da família um com ou outro – e muito menos com filhos à mesa de jantar. Assim, crescemos sem saber nada sobre dinheiro e sem saber falar no assunto – até mesmo com a pessoa com quem estamos dispostos a dividir a vida.

Casais inteligentes falam de dinheiro o tempo todo.

O fato de a maioria não ter sido criada para falar de dinheiro é uma tragédia. Mostre um casal que não fala de dinheiro de não planeja suas finanças juntos e lhe mostraremos um casal que terá problemas financeiros – se é que já não tem. Administrando juntos suas finanças, vocês dois multiplicarão seus resultados. Caso contrário, multiplicarão seus erros que certamente vão cometer. Em geral, duas cabeças pensam melhor do que uma. Seja qual for a meta de cada um, fica muito mais fácil atingi-la quando se tem um parceiro que trabalha junto, que dá idéias e incentivo. Ou seja, vocês dois juntos conseguirão poupar muito mais do que qualquer um dos dois separadamente.

Casais que planejam juntos têm mais chance de serem felizes juntos.

Planejar suas finanças juntos como casal, vocês terão muito mais chances de serem felizes e mais ricos juntos. Às vezes, parece que planejar as finanças é mais difícil para casais que para pessoas sozinhas. Mas isso não é verdade. O truque é acertar os ponteiros no começo e trabalhar como equipe. Assim, o ponto de partida é uma conversa aberta sobre o que vocês dois sentem a respeito do dinheiro.

Descubra o que o seu parceiro ou parceira sente a respeito de dinheiro.

Um relacionamento é uma coisa engraça. Quando encontramos a pessoa que procurávamos, esperamos que essa pessoa seja capaz de nos “ler”. Pensamos, “nós nos conhecemos tão bem! Aposto que um sempre sabe o que o outro sente”.

Todo mundo faz isso. Mas considere a seguinte pergunta: Você realmente sabe o que seu parceiro ou parceira sente a respeito do dinheiro? Você sabe quais são os valores dele ou dela quando a questão é dinheiro? No nosso próximo artigo, você aprenderá uma técnica que ajudará vocês dois a identificar seus valores. No processo, vai descobrir o que você sente e o que seu parceiro ou parceira sente lá no fundo sobre dinheiro.

Não sei se o meu parceiro vai conversar comigo sobre dinheiro.

Muita gente acha difícil puxar essa assunto com o parceiro ou parceira. Com isso, o assunto vai para debaixo do tapete – repetidas vezes. Esperam que os problemas de dinheiro simplesmente desapareçam.

Mas pode estar certo de que isso vai acontecer. Os problemas vão apenas piorar. Lidar com questões financeiras é uma coisa que qualquer casal consegue fazer: depende só dos dois. Se vocês dois não fizerem das finanças uma prioridade, ela não será uma prioridade. Mesmo que contratem um consultor financeiro, a administração das finanças tem que ser uma meta a ser perseguida por vocês dois.

Casais que se saem melhor financeiramente são os que trabalham essa questão. São casais que buscaram juntos suas motivações mais profundas, planejaram juntos seus sonhos e agora traçam um plano para transformar suas metas e sonhos em realidade.

O lugar para começar a falar é em casa – a hora para começar é agora.

A melhor maneira de começar esse processo é descobrir o que cada um de vocês sabe sobre sua vida financeira – e o que não sabe. Afinal, antes de começar a planejar como aproveitar melhor o dinheiro e como investi-lo com sabedoria, vocês precisam saber exatamente quanto dinheiro têm, onde ele está neste momento e se dá para mexer nele agora. Você precisam também saber quais são os seus compromissos financeiros – de cada um separadamente e dos dois, como casal.

Portanto, vocês, com certeza, já começam a perceber a necessidade de mudanças em uma gama de coisas em suas vidas, sobretudo, como casal. No entanto, a mudança é uma coisa engraçada. Muita gente fica dizendo que quer mudar- quer uma vida melhor, com mais amor, mais sonhos e mais diversão – mas o fato é que a maioria tem medo de mudar. Diante de uma oportunidade real de mudar, olhamos para a vida que temos e decidimos que ela não está tão ruim, afinal. Antes um diabo que conhecemos do que um que não conhecemos (mesmo que esse que conhecemos seja terrível), dizemos a nós mesmos. Mas acho que a vida precisa ser melhor do que “não está tão ruim” e mais do que “assim assim”. A vida tem que ser empolgante, instigante e completa.

Não, esqueça, se como casal, ou individualmente, suas finanças não vão bem, nós temos a solução. Lembre-se, não fazemos milagres, mas sim ajudamos você (s) planejar todas as suas finanças. Caminhos para realização dos seus sonhos.

Fonte: Administradores

5 poderosas perguntas em uma venda

Para garantir êxito em uma negociação sabemos que a pesquisa é fundamental tanto para descobrir a necessidade do cliente quanto para garantir-lhe a melhor solução. Aprendemos que criar uma atmosfera de venda alegre- sorrisos são sins disfarçados – ajuda a quebrar o gelo para que possamos qualificar a necessidade de nossos clientes e nas muitas das vezes uma pergunta aberta que geralmente começa com as palavras qual, quando, aonde, porque, que suscitam uma resposta mais detalhada e explicativa acaba sendo mais uteis na negociação do que perguntas fechadas de respostas sim e não, mas quantas das vezes nos deparamos com leads que se silenciam ao serem questionados e que por mais que você demonstre os benefícios de seu produto eles se mostram céticos, este é um cliente que provavelmente tem uma objeção oculta. Além das perguntas abertas que facilitam muito no levantamento de necessidades existem as perguntas de ordens emocionais, estas sim são perguntas poderosas em uma venda, pesquisas mostram que 95% das nossas decisões de compra são inconscientes. São tomadas de maneira emocional e depois justificadas racionalmente.

Segundo Cristophe Morin, CEO da Sales Brain ,a neurociência demonstra que as reações emocionais claramente influenciam como você processa e principalmente memoriza as informações. O cliente sempre irá memorizar melhor algo quando houver ingredientes de emoção. Portanto devemos fazer perguntas que toquem no emocional do seu cliente potencial, mas cuidado não faça que ele sinta dor e sim prazer e a urgência de obter sua solução. Façam prova destas perguntas para entenderem como são poderosas as adapte a sua realidade;

1) Qual o motivo do Sr.(a) está interessada neste produto?

2) Quais benefícios Sr.(a) imagina que este produto lhe trará?

3) Como o Sr.(a) imagina esta solução na sua casa/empresa?

4) Você já imaginou o que seus familiares/amigos irão dizer sobre esta solução?

5) O Sr.(a) tem certeza que quer abrir mão deste beneficio?

Ainda que as perguntas pareçam ser diferentes demais e são. Você não pode ter medo e nem vergonha de aplicá-las você se surpreenderá com as respostas e resultados que elas trarão, ouça sem interromper seus clientes. “As perguntas estão para as vendas como o ar está para a vida. Se você não pergunta morre. Se o faz incorretamente, sua morte não será imediata, mas será inevitável. Se você faz perguntas corretamente, a resposta é… uma venda.” (Jeffrey Gitomer)

Abraços e boa sondagem

Fonte: Administradores