Assim como boa parte da torcida que acompanhou a sua carreira, os patrocinadores de Ronaldo também demonstraram emoção e saudades antecipadas diante do anúncio de aposentadoria do Fenômeno, feito por ele na segunda-feira 14, no Corinthians (o último clube pelo qual vestiu a camisa nove).
Após as muitas lágrimas derramadas pelo próprio Ronaldo e a intensa repercussão da despedida do craque na imprensa nacional e internacional e nas redes sociais, dois dos patrocinadores do Fenômeno aproveitaram para exibir na mídia sentimento de gratidão por aquilo que ele fez ao futebol nacional. No anúncio oficial de despedida, Ronaldo fez questão de mencionar todas as marcas que o apoiaram durante sua trajetória no Corinthians.
Com anúncios de página inteira nos principais jornais do País, a Hypermarcas (patrocinadora do jogador e do Corinthians) e a Claro (marca da qual Ronaldo é o garoto-propaganda oficial graças a uma estratégia de marketing que criou o Twitter @ClaroRonaldo, um dos perfis mais populares da web) destacaram a imagem do jogador com mensagens de gratidão e de exaltação.
Estampando uma imagem de Ronaldo vestindo a camisa do Corinthians, a Hypermarcas usou números para mostrar a grandeza do jogador. “Os melhores viram lenda. E os fenômenos viram mitos. A matemática do futebol não mente. São 9 minutos para estrelas brilharem e apagarem. E só os melhores sobrevivem nesta constelação. Eleito três vezes o melhor jogador pela Fifa. Tornou-se o maior artilheiro de Copas do Mundo. Dois mundiais comemorados. 471 gols conquistados com raça. E transformou a camisa 9 em sinônimo de 10. Parabéns, Ronaldo, pelo espetáculo.” A peça é assinada pelas marcas Neo Química Genéricos, Bozzano e Avanço, que aparecem no uniforme corinthiano.
Já a operadora de telefonia Claro mostrou Ronaldo vestindo uma camiseta vermelha, cor da marca, acompanhado de uma mensagem que sinaliza a manutenção do perfil do craque no Twitter e a satisfação da empresa em tê-lo como garoto-propaganda oficial. “Foi lindo pra caramba. Foi, sim, Fenômeno. Foi emocionante. Uma das maiores trajetórias que a gente viu. De arte. De habilidade. De vontade. De superação. De ser brasileiro. Você mostrou para todo o mundo que as coisas são difíceis, mas não são impossíveis. Você caiu e levantou. Você foi alegria. Foi dedicação. Foi exemplo. Você mostrou raça. Fez o máximo. Jogou com o coração. Venceu tudo e todos. Virou o Fenômeno. A Claro tem sorte de fazer parte dessa história. E, mais que isso, tem muito orgulho da sua parceria, de ter a sua imagem junto da nossa. E junto de mais de 1.200.000 seguidores. Queremos te desejar toda a sorte do mundo. E dizer que, o que quer que você faça daqui para a frente, #tamojunto.” A peça é assinada pela Ogilvy.
9ine
Enquanto o mundo do futebol diz adeus, o dos negócios abre as suas portas para Ronaldo. Em outro anúncio, também de página inteira, a 9ine, empresa de marketing esportivos e de entretenimento do Grupo WPP, que tem o Fenômeno como sócio, fez questão de celebrar o agora ex-jogador.
A peça mostra uma foto de Ronaldo ao lado de Martin Sorrell, CEO global do Grupo WPP, e diz: “Um fenômeno, uma história, um fenômeno, uma ideia. Fenômeno, que fora de campo a sua carreira seja tão vitoriosa quanto foi dentro. E para que isso aconteça pode contar com a gente”. Ao anunciar o fim da carreira como atleta, Ronaldo deixou claro que pretende cuidar dos trabalhos na 9ine. A peça tem assinatura da Ogilvy.
Na segunda-feira 14, a Nike já havia dado início à uma ação para homenagear Ronaldo. Também patrocinadora do ex-jogador, a marca criou a hashtag #parasemprefenomeno, que dominou os Trending Topics do Brasil e do mundo ao longo do dia.
Fonte: Meio & Mensagem