Versatilidade faz do brinde um produto indispensável para inúmeras ações de marketing

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Há alguns anos, uma página do jornal americano Los Angeles Times, estampava o título: “Se existe uma característica humana universal é o apreço por um brinde”. Ao fazer essa afirmação, o jornalista Anthony Tomas talvez não imaginasse como estava expressando uma afirmação extremante correta e válida em qualquer parte do mundo, para pessoas de diferentes níveis sociais ou idade. Afinal, quem não se rende a um mimo? A um brinde entregue na saída de um evento ou enviado para o seu escritório?

E é justamente por isso que, nos últimos anos, os brindes e os produtos promocionais estão conquistando cada vez mais espaço nas ações de marketing, seja para lançamento de um produto, conquista de novos mercados ou mesmo fidelização de clientes. Qualquer que seja o objetivo lá está ele, esse produto polivalente que se tornou uma importante ferramenta de marketing.

Os profissionais de marketing, as agências de promoções e muitas empresas estão adotando cada vez mais ações que envolve brindes e produtos promocionais em suas campanhas. Foi-se o tempo em que brinde era aquele mimo entregue apenas nas confraternizações de final de ano ou em datas comemorativas específicas, como Dia da Secretária.

Na verdade, o brinde pode ser utilizado de diferentes maneiras e em distintas ações do marketing promocional. Cabe à empresa definir em qual situação estará usufruindo desse rico universo oferecido pelo brinde. Entre as ações inerentes ao universo do marketing estão:

1. Campanhas Promocionais
1.a – Lançamento – Distribuição de brindes e amostras para apresentação do novo produto ao mercado e formação da imagem institucional da marca;
1.b – Incremento das Vendas – Promoção de vendas casadas, do tipo “achou, ganhou o brinde” ou “leve 3 e pague 2” ou ainda “ ganhe 1 brinde ao pagar mais R$2,00;
1. c – Conquista de Mercados – Criação de ações ao longo do ano para atrair a atenção e conquistar potenciais clientes;
1.d – Fidelização de Clientes – Criação de mecanismos como pontuações, valores cumulativos, recebimento de brindes pela escolha de determinada marca, entre outras ações, para tornar os clientes cada vez mais fiéis;

2. Datas Promocionais
Mostrar ao cliente o quanto ele é importante, principalmente em datas comemorativas condizentes com a sua área de atuação;

3. Eventos
Distintos eventos, como congressos, seminários, workshops, feiras, festas, entre outros, precisam e devem ser pontuados com brindes;

4. Final de Ano
Lembrar do cliente e se fazer lembrar por meio do produto promocional entregue no final de ano;

Com apenas alguns exemplos mencionados acima é possível entender a dimensão e a rica oportunidade oferecida por essa importante ferramenta de marketing que é o brinde. No entanto, para que o brinde gere os resultados almejados é importante traçar um planejamento anual com as oportunidades promocionais em que a empresa deve aproveitar para interagir com seu público-alvo. É fundamental desenvolver uma programação e não apenas uma ação isolada, sem continuidade. É importante criar relacionamentos contínuos para atrair e manter os clientes, utilizando estratégias com brindes e produtos promocionais ao longo de todo o ano.

Por Priscilla Merlino – Grupo Bríndice

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