Brindes Personalizados e Corporativos — Compare Fornecedores Verificados e Peça Cotação Grátis

Boca a boca virtual também pode ser positivo para marcas

Consumidores compartilham boas experiências em sites como Elogie Aki e o Kekanto

Definitivamente, a internet virou uma espécie de trombone para os consumidores insatisfeitos que querem ser ouvidos pelas empresas. Diariamente, comunidades no Orkut, perfis no Twitter, blogs, fóruns e sites como o Reclame Aqui e o Reclamão.Com disparam pela web reclamações e críticas direcionadas às mais variadas marcas.

A boa notícia para as empresas é que os internautas agora começam a se interessar em elogiar e passar uma imagem positiva de marcas, serviços e produtos no meio virtual. Iniciativas como o Elogie Aki e o Kekanto ajudam a incentivar os consumidores a compartilharem suas boas experiências de compra.

O Elogie Aki surgiu depois que Ana Fontes (foto) e Gildo Henrique perceberam que só existiam canais virtuais para que os consumidores falassem mal das marcas. A partir daí, os sócios tiveram a ideia de criar um espaço para que as empresas fossem reconhecidas por suas qualidades e pelo seu bom desempenho.
“Acreditamos na forma positiva do consumo. A reclamação motiva as empresas a mudarem, mas o elogio e o reconhecimento ajudam a manter as boas atitudes”, acredita Ana Fontes, Diretora do Elogie Aki, em entrevista ao Mundo do Marketing. O site foi lançado em maio de 2009, depois de seis meses de projeto, e hoje conta com mil cadastrados e cerca de mil elogios.

Recomendação e integração social
O Kekanto nasceu com um propósito um pouco diferente do Reclame Aki, mas também reúne elogios e qualidades de empresas, produtos e serviços de categorias diversas. Observando que, na construção civil, a contratação de um serviço era feita normalmente pelo boca a boca, os estudantes da USP Bruno Yoshimura e Fernando Okumura (foto abaixo) decidiram facilitar o processo e criar uma espécie de boca a boca virtual em que os consumidores pudessem encontrar resenhas para facilitar e acelerar a decisão.

O que a princípio seria um site focado apenas no segmento de construção civil, hoje tem 27 categorias, mil pessoas cadastradas e mais de mil resenhas escritas. Ao contrário do Elogie Aki, o Kekanto, que está desde março no ar, é uma espécie de rede social com integrantes que podem interagir uns com os outros.

“É um boca a boca. Além de ter o componente da recomendação, tem o componente social. O site conta com as ferramentas das redes sociais. Os usuários podem convidar amigos, adicionar pessoas, trocar mensagens e comentários e criar listas de interesses”, conta Okumura, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Convencer consumidores a elogiar é desafio
O grande desafio tanto para o Elogie Aki, quanto para o Kekanto, está em atrair os consumidores para que contem suas boas experiências com as marcas, já que é muito mais fácil que o internauta esteja motivado a falar mal delas. “O interessante é que os criadores souberam aproveitar uma das principais características das redes sociais, que é a colaboração voluntária”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídia gerada pelo consumidor, em entrevista ao Mundo do Marketing.

É importante que as companhias se antecipem e estejam presentes em todos os canais. “As marcas hoje têm dois grandes desafios: saber o que se fala sobre elas e gerar algum tipo de estratégia e ação a partir do que é falado. É importante saber como cada área participará dentro das redes sociais com SAC, Marketing, comunicação corporativa e desenvolvimento de novos produtos”, aponta Barbosa Lima.

O Grupo West Coast, que detém as marcas West Coast e Cravo & Canela, percebeu a importância de criar e estreitar um relacionamento na internet para gerar o tão falado boca a boca. A empresa criou para este ano uma série de ações com foco em mídia social. A primeira delas já está no ar. Os novos sites das marcas, criados pela DW Comunicação, possuem um elemento de integração com as redes sociais.

Listas de Desejos promovem marcas
Nos endereços, os consumidores encontram a ferramenta Lista de Desejos. A partir dela, é possível divulgar os modelos de sua preferência em seus perfis no Twitter, Orkut e Facebook por um widget gerado pelo site. Todos os meses, aqueles que tiverem a lista mais clicada ganham o modelo preferido. A ação incentiva os consumidores a promoverem as marcas que ganham visibilidade em toda a rede de amigos. Em 20 dias, já foram criadas mais de 2.500 listas.

“O ambiente on-line está sendo valorizado e evoluindo de uma maneira que exige que estejamos presentes antes de todo mundo. O objetivo da West Coast é criar uma navegação 360º, em que as marcas estejam em qualquer meio. Queremos gerar conversação com o público para criar relacionamento e fidelizar”, explica Fábio Steffen, Coordenador do Núcleo Digital do Grupo West Coast, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Kekanto também promove ações para incentivar e engajar os consumidores. Atualmente, o site premia a melhor resenha com um iPod. Além disso, os participantes da rede recebem escudos que mostram o quanto contribuíram para a rede social e que tipo de resenha normalmente cada usuário costuma escrever. Entre os serviços mais comentados no endereço, que já recebe 17 mil visitas diárias, estão os de entretenimento como bares, baladas e restaurantes.

Natura, Submarino e Estrela são as mais elogiadas
Já o Elogie Aki conta com divulgação na internet para motivar os consumidores a compartilharem elogios. O site conta com três blogs, duas comunidades no Orkut e cinco Twitters para promover informações positivas sobre as empresas. No site, que tem uma média de 5.200 acessos mensais e cresce 40% ao mês, os internautas também podem elogiar profissionais e, até mesmo, celebridades.

Entre as empresas mais elogiadas estão a Natura, o Submarino, a Estrela, a Saraiva e a Ultrafarma. As marcas, no entanto, não têm espaço para interagir no Elogie Aki. “Enviamos um e-mail informando que ela foi citada para que saiba o porquê e o conteúdo do elogio. Mas não queremos que haja interação para que o consumidor não seja abordado e coloque sua opinião de forma tranquila”, conta Ana.

Por Sylvia de Sá

Fonte: Mundo do Marketing

DIA cria para Coca-Cola homenagear Brasília

A agência DIA Comunicação, especializada em branding, ponto de venda e embalagens, assina a criação do conceito, identidade visual e desenvolvimento de todas as peças da campanha da Coca-Cola em homenagem aos 50 anos de Brasília. Além de uma embalagem especial, com imagens dos monumentos-ícones da cidade, a agência criou uma decoração especial para 50 caminhões de entrega da frota, criando um verdadeiro “museu itinerante”.

“Normalmente, os ícones que representam as cidades foram construídos pelos homens depois que as cidades já haviam se formado. Foi assim com o Cristo, no Rio; a Torre Eiffel, em Paris; o Big Ben, em Londres; a Acrópole, em Atenas. No caso de Brasília, o processo foi inverso. Em uma cidade planejada, erguida onde nada existia, os monumentos que a representam foram construídos antes da cidade. Nossa ideia com a campanha é inovadora, expressa claramente a cidade e as datas celebradas e tem o DNA do espírito de ousadia da Coca-Cola”, afirma Gilberto Strunck, fundador e sócio-diretor da DIA Comunicação.

As latas comemorativas trazem imagens da Catedral, do Palácio da Alvorada, do Congresso Nacional e candangos nas cores branca e dourada, com o selo comemorativo oficial dos 50 anos da cidade. Cada quesito que compõe a arte foi definido de acordo com as características da capital, após ampla pesquisa realizada pela agência. O branco foi a cor utilizada como fundo da embalagem por ser esse o tom predominante nas construções de Brasília. Já a cor dourada foi escolhida para as gravuras por ser a tonalidade relacionada à comemoração de 50 anos. “O dourado representa as “Bodas de Ouro” e tem o objetivo de fortalecer a expressão da data”, afirma Strunck.

Para a frota de entrega da Coca-Cola, a DIA desenvolveu e planejou 25 temas, para tornar os 50 caminhões em “museus itinerantes”. A decoração especial conta a história da cidade, trazendo inclusive fotos e informações sobre personalidades como Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer. A circulação dos caminhões decorados acontece até o próximo dia 21/04, quando a cidade faz aniversário.

“A intenção foi a de criar verdadeiros museus itinerantes, que contam a história de Brasília em movimento. A cada passagem dos veículos da Coca-Cola, será possível relembrar momentos marcantes da história da cidade”, comenta o diretor.

A agência também desenvolveu convite para o lançamento da campanha, flyers para informar a promoção aos lojistas e banners de ponto de venda para comunicar a nova embalagem aos consumidores.

A DIA Comunicação é ainda responsável pela comunicação da Coca-Cola em mais de um milhão de pontos de venda em todo o Brasil, desde 1999.

Fonte: Promoview

Display gigante pode substituir vendedores

Graças a sua habilidade de linkar ações intuitivas às nossas interações com telas digitais, a tecnologia multitouch está se transformando rapidamente na interface padrão de muitas tecnologias pessoais, como o iPhone. Mas o que aconteceria se estas telas se tornassem gigantes, como enormes projeções?

A empresa finlandesa MultiTouch já pensou nisso e está explorando o potencial de displays gigantes, desenvolvendo tecnologias que permitem a grupos de pessoas simultaneamente acessar uma variedade de informações virtuais como documentos e fotos.

Há outros concorrentes preparando-se para entrar no mercado, porém o modelo desenvolvido pelos finlandeses promete ter design e resolução aprimoradas, bem como tempo de resposta melhor. A plataforma trabalha também com objetos físicos, abrindo alas para uma numerosa gama de aplicativos, como por exemplo, oferecer informações instantâneas e comparativos sem a necessidade de ir a um website ou conversar com um vendedor.

Fonte: Promoview

Dia das Mães na SkinMax tem viagem a Paris

A SkinMax, clínica de depilação da cidade de São Paulo, preparou uma ação de marketing promocional em comemoração do Dia das Mães, por meio de um concurso cultural que irá presentear com uma viagem a Paris com direito a acompanhante. Durante todo o mês de maio, basta acessar o site, preencher o formulário e responder à pergunta: “O que SkinMax e uma viagem a Paris têm em comum com a beleza e o bem estar da sua mãe?”

A resposta mais criativa ganhará uma viagem a Paris com acompanhante, por sete dias. Um júri formado pela SkinMax escolherá a melhor frase no dia 15/06.

Fonte: Promoview

O Twitter de Deus

Fenômeno no Twitter, personagem que se apresenta como "criador do universo" fala sobre publicidade, marketing e outros assuntos divinos

Ele é onipresente, onisciente, onipotente e, já há algum tempo, também está online. De fato, os publicitários e todo o resto da raça humana têm muito a aprender com O Criador, seja pelo site SAC Divino, pelo Twitter (onde tem 260 mil "fiéis" seguidores – clique aqui para acessar) ou pela rádio Mix FM.

Veja os conselhos dados por Ele nessa reveladora entrevista, concedida à coluna Sapo de Fora do jornal Meio & Mensagem, publicada na edição 1409, que circula com data de 17 de maio.

Meio & Mensagem – Se todos os publicitários do Brasil pudessem ler essa entrevista, o que o Senhor diria a eles?

O Criador – Primeiramente, meus amados filhos, Eu os abençoo. E se os publicitários querem vender uma campanha de sucesso, devem apostar em um garoto-propaganda que dê a vida pela causa, em um produto que responda aos anseios de seu público-alvo e na garantia de que o que você oferece é muito melhor do que o produto de sua concorrência. Eis: Jesus, a salvação e o paraíso.

M&M – O Senhor acha que o que o Seu filho fez há mais de 2 mil anos é, mais ou menos, o que a publicidade faz hoje?

O Criador – Nossa gestão possui uma equipe de marketing muito mais eficiente do que toda a atual geração da publicidade, que se preocupa apenas com a compra de mídia em meios de comunicação de massa. Meu filho foi um visionário do marketing de guerrilha, que apostou na divulgação através do boca-a-boca. Veja bem, naquela época fizemos uma festa só com um pão, um vinho e 12 convidados e conseguimos gerar repercussão e buzz por mais de 2 mil anos. É verdade que, se não fosse por uma assessoria de comunicação eficiente, vocês jamais acreditariam em uma cobra falante, mas não se pode negar que transformar água em vinho foi uma excepcional jogada de mestre marqueteiro.

M&M – O que o Senhor pensa sobre a programação da televisão brasileira?

O Criador – Aproveitando que Eu ajudo a quem cedo madruga, os ditos profetas têm comprado todos os horários na madrugada das grades das emissoras. Entretanto, devo avisá-los de que o copo com água que eles mandam colocar sobre a TV só resolverá o problema se ele for sede. Advirto-lhes, ainda, que nenhum deles tem procuração para falar "em nome de Jesus" e, se as coisas continuarem dessa forma, o seriado mais famoso da televisão brasileira será Todo Mundo Odeia Cristo (uma menção à sitcom norte-americana Everybody Hates Chris).

M&M – E o que o Senhor acha dos intervalos comerciais atuais? O Senhor muda de canal na hora da propaganda?

O Criador – Filho, com os jingles sempre repetidos, com os roteiros previsíveis e sempre com os mesmos personagens, não precisa ser onisciente para saber o que acontecerá em cada propaganda e, no mínimo, desligar o aparelho.

M&M – Trazendo a questão para assuntos mais mundanos do que a publicidade, por que diabos afinal aquele vulcão explodiu, a terra tremeu no Chile e no Haiti e caiu uma chuva muito forte no Rio de Janeiro?

O Criador – Nossa gestão, em busca de conquistar novas almas para Minha causa, em época de mídia social, também tem apostado em virais, como a gripe suína – que, ao lado dos outros exemplos que citastes, é um de nossos teasers para 2012… Quem viver verá! (obs.: ninguém).

M&M – Se o Senhor está em todos os lugares ao mesmo tempo e sabe tudo sobre tudo, o que acha da produção publicitária do Leste Europeu?

O Criador – Obrigado por lembrar, amado filho. Atualmente, muita gente acredita que a única coisa que está em todos os lugares e sabe de tudo é o Google. Quanto à publicidade do Leste Europeu, ela é antiquada, voltada às mídias tradicionais, não dialoga com seu público, aposta em velhas equações defasadas e é baseada em fórmulas que unem cantoras de sucesso, jingles manjados e mulheres em trajes sumários. Assim como a brasileira…

M&M – Quais os próximos milagres que o Senhor pretende promover na esfera da publicidade?

O Criador – Já houve um grande milagre no meio midiático: a multiplicação dos pixels! Mas, sem dúvida, o maior milagre será fazer as grandes agências enxergarem que a mídia mudou e houve uma revolução copérnica: os consumidores não giram mais em torno das grandes agências e a mídia, assim como a Terra, não é mais chata nem o centro do universo.

M&M – O Senhor pode falar um pouco sobre a iniciativa do SAC Divino, um serviço que ajudou a melhorar a Sua comunicação conosco?

O Criador – Amado filho, em tempos de mídia digital, o – modéstia a parte – Todo-Poderoso aqui não poderia ser apenas onisciente, onipresente e onipotente; tinha de ser, também, online. Portanto, através do verbo "faça-se", inaugurei o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador (www.sacdivino.org), pelo qual pretendemos ouvir atentamente e criticamente todos os diversos seres vivos existentes e transformar as informações coletadas em base para desenvolvimento de ações estratégicas; orientar os seres humanos, tendo total conhecimento do que está ocorrendo no Planeta Terra S/A; envolver as diversas áreas internas do Planeta Terra S/A nas questões trazidas pelos seres vivos, possibilitando o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da Totalidade do Universo Corporation; e estabelecer, entre O Criador e todas as criaturas, uma comunicação única e personalizada, independentemente do sistema solar ou da galáxia na qual o erro na prestação de serviço foi reportado.

M&M – E quanto ao Twitter, qual o tamanho do Seu sucesso nessa rede social?

O Criador – Posteriormente ao SAC Divino, criamos o twitter @OCriador para divulgar as atividades de nosso serviço de atendimento. Atualmente, já possuímos mais de 700 mil visitas únicas em nosso Serviço de Atendimento e mais de 260 mil fiéis seguidores em nosso Twitter. Assumo que, desde o Velho Testamento, pouco tenho aparecido para Minhas amadas criaturas. Mas, em tempos de mídia socializada, acredito que essa foi a hora correta de, com o perdão do trocadilho, dar o ar da Minha graça.

M&M – Onde o Senhor busca inspiração para escrever seus textos?

O Criador – Nos quatro Ps, Meu filho: Profeta, Palavra, Paraíso e Penitência…

M&M – O Senhor emprestaria a Sua imagem para fazer propaganda de algum produto? Por quê?

O Criador – Já empresto todos os dias, Meu amado filho. Pois todos vocês, que são à Minha imagem e semelhança, diariamente fazem o papel de mídia ambulante, dada a socialização digital. O problema é que o Diabo está querendo comprá-los e – vou te dizer, hein? – tá barato pra caramba…
Por Felipe Turlão

Fonte: m&m online