Objetivo dividido, conquista alcançada

Autor: Carlos Wizard Martins

Ao avaliarmos a trajetória de empresários bem-sucedidos, sempre vamos perceber que, um grande resultado somente é alcançado por meio de uma equipe vitoriosa. Dificilmente, encontraremos uma pessoa que realizou algo grandioso sozinho. Costumo dizer que isso acontece porque, quanto mais o empreendedor é capaz de auxiliar os outros a desenvolverem as suas habilidades e potencialidades, mais sucesso ele terá.

Grande parte das pessoas que conseguiram tornar o seu projeto uma estratégia vencedora, alcançaram isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo. E a melhor forma de expandir um negócio é multiplicando a capacidade empreendedora, ou seja, é muito importante acreditar e investir na formação da equipe. Especialistas dizem que profissionais bem treinados produzem quatro vezes mais e sentem mais prazer ao realizar suas funções.

Quando a empresa cria uma política de unir forças e dividir os resultados ou lucros, as oportunidades de crescimento se ampliam. Aliás, esse é um dos principais papeis do líder: criar estratégias que tornem o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e promissor.

Ao avaliarmos as equipes dentro de um ambiente de trabalho, provavelmente notaremos que os profissionais são reflexos diretos de seus gestores. Por isso, aqueles que assumem cargos de liderança precisam ter habilidades para criar ambientes inovadores, ousados e criativos. O papel do líder é saber formar, motivar, treinar e acompanhar a realização das metas prioritárias. Além disso, o líder possui a função de criar um ambiente onde haja respeito e valorização de cada individuo do time. Todos esses fatores juntos contribuem positivamente para o sucesso de uma empresa.

O desenvolvimento de talentos passa a ser uma grande missão social que uma companhia bem-sucedida cumpre. Pois de certa forma seu reflexo vai muito além do ambiente profissional. Em minha trajetória, descobri que existem sete princípios vitais para o sucesso na formação de uma equipe.

Acreditar: para atingir o sucesso e o crescimento é preciso em primeiro lugar acreditar nas pessoas e na sua capacidade de realização.

Treinar: quando acreditamos nos profissionais que compõem a equipe, precisamos dedicar tempo e recursos para qualificação, capacitação e treinamento.

Motivar: os líderes devem ser os principais motivadores daqueles que estão sob a sua gestão. Ninguém jamais seguirá um líder desmotivado.

Delegar: o tempo de qualquer pessoa é limitado, por isso é importante contar com os talentos e a experiência de cada membro da equipe.

Acompanhar: de nada adiantará saber delegar, se não existir um acompanhamento das tarefas e prazos de entrega.

Avaliar: de tempos em tempos, recomendo reunir a equipe para uma avaliação de resultados, definição de novas estratégias, estabelecimento de prioridades e correções de rumo. Muitas vezes as estratégias que deram certo no passado não se aplicam mais nesse momento.

Comemorar: reserve momentos para comemorar, festejar e vibrar com a sua equipe as conquistas alcançadas.

Quando um líder consegue unir todos os profissionais em busca de um mesmo propósito, o empreendimento se transforma em algo muito maior do que o planejado inicialmente. Permita que a sua equipe acredite no seu sonho e faça parte dele!

Carlos Wizard Martins é professor, palestrante especializado em gestão empresarial e autor dos livros "Desperte o milionário que há em você" e "Meu presente mais valioso", publicados pela Editora Gente.

Fonte: ClienteSA

Sim. Existe luz no fim do túnel!

Autor: Elmano Nigri

Diariamente converso com muitos presidentes de empresas, executivos e profissionais das mais diferentes áreas da economia e todos, de forma uníssona, afirmam que têm a mesma dificuldade: lidar com gente.

Hoje gerir pessoas é um dos principais desafios no ambiente corporativo e, nos contacts centers, o cenário não é diferente e pode ser considerado até mais crítico por fatores como alta rotatividade, sistemas complexos de operação e falta de autonomia. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos gestores que estão à frente dos pontos de atendimento.

Como este mercado de trabalho é visto por muitos como principal entrada para a vida profissional, jovens, em pouco tempo, já procuram novas perspectivas profissionais, fato que contribui para aumentar as estatísticas de turnover que pode chegar a até 10% ao mês, segundo pesquisas do mercado.

Um dos desafios do gestor, que está no dia a dia da operação, é entender de gente. É compreender que cada atendente tem um sonho, um anseio e um desejo. É tratar cada um de forma individual e não como você gostaria que eles fossem.

Um segundo aspecto que contribui a mensurar o retorno sobre o investimento é a análise estatística do perfil comportamental. Ao fazer um levantamento que indique quais pessoas ficam mais tempo no cargo, quais características comportamentais apresentam e os fatores que contribuem para obter os melhores resultados, seja em callcenter ativo ou receptivo, será possível fazer contratações de forma mais assertiva ao aliar perfil comportamental e técnico do candidato às características exigidas pela a cadeira a sentar.

Além disso, o estudo permitirá que as decisões sejam tomadas com base em fatos e dados do que meramente na tentativa e erro. Com isso, os esforços relacionados à motivação e por consequência, na retenção de talentos terá muito mais resultado.

Essa estratégia é de grande valor porque contribui significativamente para a retenção de talentos. Estudos da Arquitetura Humana, por exemplo, comprovam que as companhias que implantaram o modelo de análise estatística conseguiram compreender melhor o perfil do funcionário que traz resultado efetivo para a empresa e, dependendo da área do negócio, o turnover pode cair cerca de 25%.

Outro ponto a ser destacado é o treinamento. A capacitação profissional é um investimento fundamental contribui significativamente para a retenção de talentos. Qualquer consumidor sabe a diferença entre a leitura de um script e a apresentação de um produto ou serviço de forma natural, espontânea, e, o mais importante, sem pressão.

Ao aliar esses três elementos: atenção às pessoas, análise do que é positivo e negativo (modelo estatístico) e treinamento, o resultado certamente será melhor não só na melhoria dos processos, da operação e dos números, mas, principalmente, na qualidade de vida de todos os envolvidos, sobretudo dos operadores.

Elmano Nigri é presidente da Arquitetura Humana. ([email protected])

Fonte: ClienteSA

Curitiba sedia a 16ª Franchising Fair

A Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias, promovida há 12 anos pelas principais capitais do País, acontecerá pela sétima vez em Curitiba. A feira acontece nos dias 29, 30 e 31/08, no Centro de Eventos da Fiep (Cietep).

A feira é uma vitrina de oportunidades de negócios do setor para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir um negócio próprio, sendo também um importante veículo de difusão do sistema de franchising no País.

“A Região Sul tem população acima de 32 milhões de habitantes, é detentora do maior IDH do Brasil, um PIB superior a R$ 580 bilhões e uma renda per capita de 21 mil reais. Com estes números tornou-se uma região muito propícia para o empreendedorismo oferecido pelo setor de franquias”, declarou Ademar Pahl, promotor da feira.

A Franchising Fair apresentará dezenas de opções de investimentos lucrativos nos segmentos de: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, cursos de informática, idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, medicamentos, máquinas, acessórios, equipamentos, dentre outros.

A feira oferece também palestras gratuitas para pessoas interessadas em obter maiores informações sobre como tornarem-se franqueados ou franqueadores. O evento é realizado em parceria com a ABF – Associação Brasileira de Franchising e conta com o Patrocínio do Grupo Multi Franqueadora.

Fonte: Promoview

Inscrições Abertas para Prêmio Bom Exemplo em Maringá

Estão abertas as inscrições, até o dia 04/08, para o “Prêmio Bom Exemplo” na cidade de Maringá.

Idealizado pela emissora Globo Minas e que agora chega ao Paraná, por meio de parceria com a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, Instituto GRPCOM e Fundação Dom Cabral, o prêmio tem como objetivo identificar e reconhecer bons exemplos que atuam em prol do bem comum.
Maringaenses podem indicar iniciativas de pessoas físicas, residentes nesta cidade, que se configurem como bons exemplos por contribuir, direta ou indiretamente, para a construção de uma sociedade melhor, mais solidária e mais cidadã.

O concurso cultural vai destacar iniciativas paranaenses nas áreas de Educação e Cidadania.

“Ao destacar as atitudes dessas pessoas, o prêmio pretende também despertar na população a percepção do valor e da importância de atitudes do cidadão para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos”, ressalta Carlyle Ávila, diretor de Produção e Programação da RPC TV.

Qualquer pessoa pode indicar candidatos ao prêmio. Para isso, basta se inscrever no site da RPC TV e enviar a indicação. Os indicados serão avaliados por uma banca julgadora, formada por autoridades e representantes de entidades atuantes na sociedade paranaense. Os jurados irão selecionar cinco finalistas para cada categoria.

Os dez finalistas participam da etapa de votação popular. O telejornal Paraná TV – 1ª Edição vai produzir e exibir matérias com cada um dos finalistas para apresentá-los ao público, que escolherá o vencedor de cada categoria.

Fonte: Promoview

Fortal conta mais uma vez com patrocínio da Nova Schin

A Nova Schin é, pela nona vez, patrocinadora máster do Fortal, a maior micareta do país, que acontece até o dia 28/07 em Fortaleza. A marca promete levar à festa muita animação com o Trio Nova Schin Folia, puxado pela banda baiana de axé Chicabana.

“Um festão desses tem tudo a ver com a Nova Schin. Não poderíamos ficar de fora deste evento, que leva alegria a mais de 500 mil pessoas todos os anos”, afirma Carlos Rafael, diretor da Unidade de Negócios da Brasil Kirin em Pernambuco.
“Nós acreditamos muito no potencial da região Nordeste, por isso estamos presentes em festas populares como São João, Carnaval e Circuitos de Vaquejada. Estas ações de marketing promocional estão totalmente alinhadas com a nossa missão de oferecer bebidas que dão prazer e alegria”.

Para comemorar a ocasião, a Nova Schin lançou uma edição limitada da cerveja em latas comemorativas de 350 ml, que estão disponíveis somente nos pontos de venda de Fortaleza. Além dessa novidade, cerca de 50 outdoors estão espalhados pela cidade na maior micareta do Brasil.

Fonte: Promoview