Você encara uma dinâmica em grupo?

Usada pela maioria das empresas como uma etapa da seleção de candidatos, ou para o desenvolvimento de equipes, a dinâmica em grupo ainda hoje faz tremer algumas pessoas (principalmente as mais tímidas e/ou inseguras).

No processo seletivo tem como principal objetivo identificar as competências do candidato (principalmente as comportamentais), que devem se aproximar ao máximo às qualificações exigidas pelo cargo. A fim de deixar o profissional mais à vontade (e facilitar a análise de perfil, caso seja um processo seletivo), é feita inicialmente a etapa de apresentação. A depender do tipo de vaga a ser oferecida, há diversos tipos de dinâmica de apresentação, que vão desde o modelo individual ao que utiliza imagens, cartolina e outros materiais para fazer a auto-apresentação e a apresentação dos pares.

Após esta fase de “quebra de gelo”, o candidato está mais tranquilo para interagir com os outros participantes e demonstrar suas verdadeiras aptidões, as quais devem ser mais próximas possíveis de acordo com a vaga a ser preenchida, em se tratando de processo seletivo. Para o desenvolvimento de equipes esta também é uma etapa importante, visto que muitas vezes os profissionais só conhecem os seus companheiros de trabalho pelo nome, não sabendo um pouco mais sobre sua personalidade, algo que facilitaria o relacionamento interpessoal e a comunicação.

Há diversos tipos de dinâmicas que são usadas tanto na seleção de pessoas, quanto no desenvolvimento de equipes; mas o objetivo de ambos os processos deve ser previamente definido antes da aplicação das dinâmicas: no processo seletivo, qual o tipo de dinâmica mais exigirá do candidato a execução de competências similares às exigidas pela vaga oferecida? No desenvolvimento de equipes, qual a mensagem principal a ser compartilhada com os participantes: trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, trabalho sob pressão?

Mais importante do que o participante ficar se preocupando em que será avaliado, ou o tipo de atividades a que estará exposto, é o profissional praticar o exercício do Autoconhecimento. É interessante enfatizar que ninguém é reprovado na dinâmica em grupo do processo seletivo, somente é identificado uma não compatibilidade das competências do candidato com o perfil da vaga a ser preenchida. Existe a possibilidade de o candidato ter as qualificações exigidas pela função, contudo deixar-se intimidar pela ansiedade e pelo nervosismo do processo de avaliação; algo que o levaria a um desempenho inferior na prática das atividades realizadas, e consequentemente um prejuízo na percepção das suas reais capacidades.

Participe sempre de eventos que possibilitem o exercício do autoconhecimento e proporcionem o exercício de integração por meio de dinâmicas em grupo. Desta forma você estará mais preparado a mostrar todo o seu potencial nos processos seletivos em que participar, além de estar sempre à frente em uma oportunidade de promoção na empresa ou crescimento profissional

Sucesso e Desenvolva-se.

Fonte: Administradores

Eventos: Nova estratégia para vender carros

As montadoras têm usado uma fórmula padrão para lançar novos modelos de automóveis no mercado brasileiro.

Fazem convenção interna para a equipe de vendas, festas fechadas para convidados e apresentação dos veículos em primeira mão para a imprensa especializada. No ano passado, essa receita deixou de ser seguida pela Ford. Desde o lançamento do novo EcoSport, a empresa passou a organizar eventos abertos ao público para apresentar seus novos carros ao mercado.
“Reinventamos nossa forma de falar com o consumidor. Percebemos que as pessoas querem interagir com as marcas que elas consomem e não apenas receber informações de forma passiva””, explica o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogelio Golfarb.

Desde então, a Ford já fez shows gratuitos e abertos de cantores como Carlinhos Brown, no Farol da Barra, em Salvador; e Claudia Leitte, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no pré-lançamento dos modelos EcoSport e New Fiesta, respectivamente.

Mesmo depois do lançamento, a empresa promoveu outras experiências diferentes para chamar a atenção do público para os novos modelos, como uma disputa de pênaltis feita por carros no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo.
De dentro do EcoSport, o jogador (e nesse caso motorista), Robinho tentava mandar a bola gigante para o gol, e a defesa era feita pelo carro em que o goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras, dirigia.

E a agência Aktuell tem sido a responsável pelo planejamento e realização destes eventos. E a próxima atração já tem data marcada. Acontecerá na próxima semana dentro da Bienal. Uma série de atrações servirão de cena para o lançamento do novo Focus batizado de “Focus Pop-up Gallery”.

Fonte: Promoview

ONG Teto usa Instagram de famosos para mostrar a pobreza

O ONG Teto, que atua em 19 países da América Latina há mais de 15 anos construindo moradias de emergência para famílias que vivem em situação precária, realiza uma ação na rede social Instagram para dar visibilidade aos problemas de comunidades carentes brasileiras que ninguém vê.

A iniciativa, criada pela Young & Rubicam e intitulada Invisigram, começou nos perfis do ator Edson Celulari e de seu filho Enzo e vai continuar nas próximas semanas com celebridades como Sabrina Sato, Deborah Secoo, Bruno Gagliasso e o cantor Thiaginho, entre outros (confira a lista completa aqui).
As contas nas redes sociais serão emprestadas por 24h a moradores de uma comunidade carente. O objetivo é que os milhares de seguidores desses famosos entrem em contato com a extrema pobreza e os problemas enfrentados em diversas regiões.

Fonte: Promoview

Mídias querem mais informação regional

Veículos que estão fora do eixo Rio-São Paulo não recebem o investimento de mídia condizente com o que representam para o mercado local, por falta de conexão entre as agências e os veículos.

Essa foi a conclusão do estudo Painel de Marketing de Veículo, o PMV Destinos, desenvolvido pela Singular Arquitetura de Mídia. O foco do estudo foi a verba que é exportada da cidade de São Paulo, município que detém a maior concentração de investimento de mídia, para os veículos locais espalhados pelo País

Com o objetivo de entender o raciocínio básico para a compra de mídia local, a pesquisa ouviu cem profissionais de 41 agências.

A primeira constatação foi que os profissionais encaminham as verbas para os diferentes mercados de acordo com o potencial de consumo. Desta forma, 80% dos entrevistados disseram mandar verba para o Interior de São Paulo e 77%, para o Rio de Janeiro.

“Entendemos que investir no Interior de São Paulo seja natural pela proximidade. Além disso, empreendimentos, serviços e lojas da Capital paulista são bem vistos no Interior”, explica Geraldo Leite, sócio-diretor da Singular.

Na opinião dos mídias entrevistados, um dos problemas é a falta de informação e medição da audiência local do veículo, além da questão da agilidade nos processos e no método de trabalho.

Como parte da pesquisa, a Singular fez a seguinte pergunta às agências: “O que os veículos podem fazer para serem representados/conhecidos em São Paulo, e, daí, serem melhor programados?”.

Segundo Leite, foram muitas sugestões, mas a mais citada foi a melhoria da qualidade profissional, com 29% das menções. “Entendemos que essa é uma resposta para ser lida como crítica a alguns veículos e representantes”, analisa o diretor.

Para Leite, os profissionais de mídia também precisam adaptar-se às peculiaridades regionais. “Entendo que isso acontece porque existe falta de informação e de conhecimento da cultura do desempenho regional dos veículos. Se for analisado o desempenho de cada veículo em sua praça, há oportunidades que não são aproveitadas. As revistas regionais, por exemplo, são bem-sucedidas, mas a compra de mídia nesse meio é das mais baixas, junto com TV por assinatura e internet”, comenta.

Fonte: Nathalie Ursini/Meio&Mensagem.

Supermercado Mundial celebra 70 anos com Anitta

TAMANHO DA LETRA
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Para celebrar os 70 anos de sucesso do Mundial, tradicional rede de supermercados do Rio de Janeiro, a agência Unlike|3a, criou uma campanha poderosa, toda em preto e branco, que terá como estrela a cantora Anitta, fenômeno musical do momento. A campanha foi gravada em um teatro, na Barra da Tijuca, e faz uma alusão ao hit Show das Poderosas, com direito a coreografia e performance da cantora. Com o slogan Ofertas Poderosas, o Mundial vai oferecer preços irresistíveis e deixar os "clientes babando", como diz o hit. Para a Unlike|3a em um segmento tão competitivo como o varejo, até mesmo a utilização de uma linguagem preto e branco é considerado inovação. Com um público já fidelizado, a escolha pela cantora é fundamental para alcançar uma faixa etária que ainda não havia sido alvo da comunicação geral da marca. Prevista para ir ao ar no dia 12 de setembro, a campanha estará nas principais mídias do Rio de Janeiro – TVs, rádios, jornais e revistas.

Fonte: Cidade MArketing