Processo Criativo é tema do Design Essencial 2013

“Processo Criativo” é o tema central da edição de 2013 do Design Essencial, promovido há oito anos pelo Senac São Paulo. O evento percorrerá 13 unidades da rede, na Capital, no Interior e litoral do Estado, de 17/09 a 13/12.

A programação gratuita é formada por palestras, mostras de decoração e exposições, reunindo profissionais como Luis Navarro, Neza Cesar, o argentino Roberto Negrete, entre outros.
Este ano, quem abre a programação é o renomado designer Fabio Galeazzo, que colaborou no desenvolvimento do encontro e é ex-aluno do curso técnico em Design de Interiores do Senac. Ele ministrará a palestra gratuita “Processo Criativo” no Senac Consolação em 17/08, das 10h às 12h, integrando a agenda oficial do festival Design Weekend.

Entre os objetivos do evento está disseminar o design como uma atividade multidisciplinar simultaneamente ligada à tecnologia, estética e sustentabilidade. “O Design Essencial permite acompanhar o que vem sendo produzido na área e leva aos profissionais e estudantes novas formas de pensar e reproduzir, aproximando teoria e prática do processo criativo”, explica Leticia Albuquerque, coordenadora de Design e Arquitetura do Senac/SP.

Direcionada a arquitetos, designers de interiores, decoradores, lojistas, estudantes, professores e demais interessados, a programação desta edição reúne outros profissionais de destaque, como o arquiteto e designer Luis Navarro, a designer de interiores Neza Cesar e o arquiteto argentino Roberto Negrete, que abordarão questões ligadas ao universo de concepção e produção: processos de criação, como é gerada uma ideia, mecanismos de criatividade e formas de inovar dentro de um projeto.

A participação no Design Essencial é gratuita. Inscrições podem ser realizadas pelo site, telefone (0800 883-2000) ou pessoalmente nas unidades que integram o encontro: Santana e Santa Cecília, na Capital; Araçatuba, Bauru, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Fonte: Promoview

CineSolar realiza sessão de curtas para ciclistas

O CineSolar, cinema itinerante que utiliza energia solar para exibir filmes, realizará uma exibição de curtas ao ar livre, no dia 23/08, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A sessão acontece em parceria com 24º Festival Internacional de Curtas Metragens.

O furgão é equipado com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar toda a sua estrutura de exibição, realizando projeções de filmes em qualquer localidade, sem necessidade de energia elétrica.
Dentro do automóvel há uma estrutura para montagem de exibições e apresentações, como cadeiras, tela de cinema e sistema de projeção, som e cabine de DJ.

O evento reunirá ciclistas e cinéfilos de diversas partes da cidade no Cine-Cicletada, o encontro que mescla projeções de cinema e passeio ciclístico proporá alternativas nas questões de mobilidade urbana e sustentabilidade na cidade de São Paulo. Os ciclistas seguem na sequência para a Cinemateca Brasileira onde ocorrerá a discotecagem com DJ Tatá Aeroplano.

O projeto é a primeira iniciativa no Brasil que une arte, sustentabilidade e cinema, por meio de uma estação que utiliza a energia limpa para a realização de exibições de filmes e apresentações musicais.

O CineSolar é desenvolvido pela Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora, Semearte, e com o apoio do Solar World Cinema e da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.

Fonte: Promoview

Promoção de turismo de eventos terá R$ 2,7 milhões

Para consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abriu edital de chamamento público no valor de R$ 2,7 milhões para que órgãos públicos e associações sem fins lucrativos realizem ações de promoção na área de turismo de eventos.

As inscrições encerraram-se no dia 31/07 e foram apresentadas 27 propostas, vindas de vários estados, que totalizaram R$ 6,4 milhões. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.
“O Comitê Técnico da Embratur está analisando as propostas que poderão receber recurso financeiro para a execução de ações de apoio à captação e promo de eventos internacionais, como congressos, convenções, oficinas, fóruns, seminários, simpósios, assembleias e eventos esportivos. A previsão é que o resultado saia no dia 20/08”, explicou Katia Bitencourt, chefe de gabinete da Presidência da Embratur.

Segundo dados da última Demanda Turística Internacional (2011), o segmento de negócios, eventos e convenções corresponde a 25,6% do motivo da vinda de estrangeiros para o país. Dentre os principais objetivos do Programa, está o fomento do turismo de negócios e eventos, consolidação do Brasil como destino sede de eventos, além de preparar o País para os megaeventos esportivos.

De acordo com Kátia, o edital deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato, em 2012. “O Brasil teve o quinto maior crescimento na captação de eventos no ano passado, na comparação com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA (International Congress & Convention Association), mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado”, disse.

“Além da grande movimentação financeira gerada pela presença dos visitantes internacionais nos eventos, o país se beneficia em aspectos muitas vezes incalculáveis, referentes à construção da imagem e aos avanços propostos com a realização destes eventos”, completou.

Para ações de captação, o valor disponível é de R$ 1,2 milhão. Já para ações de marketing promocional, o valor será de R$ 1,5 milhão, totalizando os R$ 2,7 milhões. Os valores máximos para as propostas são de até R$ 125 mil para ações de apoio à captação e até R$ 150 mil para ações de apoio à promoção.

Fonte: Promoview

Coca-Cola coloca seu nome na estrada com “Personal Road”

Os criativos da Gefen Team, de Israel, conseguiram levar a campanha do nome nas latinhas de Coca-Cola a um novo nível, com um pouco de criatividade e tecnologia.

Usando a mesma premissa dos nomes nas embalagens de refrigerante, a ação Coca-Cola Personal Road consistiu na instalação de letreiros em algumas vias locais, ativados por um aplicativo de geolocalização criado especialmente para este projeto.
Ao fazer o download do app, o usuário digitava o seu nome e, quando se aproximasse de um dos letreiros, seu nome era exibido, com direito até a um alerta para lembrá-lo de olhar para cima. Foram mais de 100 mil downloads, sem contar que o aplicativo se manteve no topo da lista da App Store durante toda a campanha.

Fonte: Promoview

Ação de brand sense no estande da Anis no I Love Jazz

Promovido na Praça do Papa, no último final de semana, o Festival I Love Jazz trouxe a Belo Horizonte uma série de estrelas internacionais, que dividiram o palco com atrações locais. Já em sua terceira edição, o festival é sempre realizado em três noites de shows e várias atrações.

O desafio da Anis foi inserir as Massas Margherita na área VIP do Clube A, em um espaço preparado para receber os convidados dos Diários Associados. Público tão especial merecia uma abordagem diferenciada e a Anis encontrou uma solução interessante.
Em primeiro lugar, era preciso promover a degustação dos produtos das Massas Margherita, com o objetivo de torná-los cada vez mais conhecidos e gerar incremento nas vendas. Para essa degustação, a massa escolhida foi o tradicional Cappelletti Especial al Brodo. Foram servidas cerca de 600 porções por noite.

E, aproveitando a oportunidade, a Anis desenvolveu também uma ação de brand sense, para impactar ainda mais os convidados e reforçar o elo entre gastronomia e música.
Para realizar a ação de marketing promocional foi instalado um cavalete de pintura, onde um ilustrador devidamente caracterizado como “o artista”, decorava com molhos (pesto e tomate) uma massa de entrada, realizando desenhos como instrumentos, notas musicais e declarações de amor ao jazz. Degustar um trompete ou um saxofone foi uma experiência única para os convidados.

Fonte: Promoview