17 dicas poderosas para você construir um networking inteligente

Networking é a união de duas palavras net (rede) e working (trabalhando), e consiste na rede de contatos que uma pessoa possui e como esta utiliza-se disso para aumentar suas probabilidades de ascensão profissional. Em outras palavras, são os relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que uma pessoa mantém com outras e o quanto esse fator qualitativamente e quantitativamente contribui para o sucesso profissional da mesma.

Sabemos que os relacionamentos interpessoais possuem um valor imensurável em nossa geração, haja vista, que a competitividade é acirrada e apenas títulos e experiência profissional não bastam mais para que uma pessoa possa obter boas oportunidades profissionais, pois, somente aqueles que gozarem de bons relacionamentos terão as melhores oportunidades em suas mãos.

Infelizmente, a maioria das pessoas não possui dimensão da importância de uma rede de relacionamentos para a sua vida, sendo assim, somente buscam valorizá-la quando precisam de ajuda urgentemente (como na busca por uma vaga de emprego, por exemplo.), ou seja, buscam amigos por interesse, e não por apreciarem sua amizade, e isso, sem dúvidas, é inadmissível. Nessa era em que vivemos, globalizada e dinâmica, o ser antissocial sofrerá duras consequências no mercado de trabalho, haja vista, que o mesmo vive em um mundinho pequeno que foi criado por ele mesmo, onde a timidez e o medo das pessoas são os principais fatores norteadores desse lugar.

Sendo assim, é importantíssimo criar uma grande teia de amigos, criando várias conexões para que seu leque de opções seja variado, gerando vantagem competitiva. Parece ser algo simples e de fácil consecução, no entanto, as pessoas confundem quantidade com qualidade, pois, pensam que conhecidos e amigos são a mesma coisa.

Evidentemente, o amigo é aquela pessoa que você criou afeto e gerou credibilidade, de modo que o mesmo enxerga em você uma certa confiança, pois, estabeleceu uma imagem positiva da sua pessoa, principalmente nos momentos em que houve troca de favores, sendo assim, é uma pessoa que estará sempre disposta a auxiliá-lo, fortalecendo esse laço.

Já o conhecido é aquele sujeito que você conhece, mas que não estabelece vínculo, ou seja, ele é apenas uma pessoa que você cumprimenta por educação e que pouco conhece de sua vida.

Sem dúvidas, para estabelecer um bom networking é necessário que você tenha amigos, sendo assim, é fundamental investir em boas amizades, onde haja ajuda mútua de ambas as partes, interesse em estar junto para compartilhar os momentos de lazer, bem como espaço para tratar de negócios. Fazendo isso, você verá que aos poucos, suas alianças irão crescer e em muito pouco tempo você irá agregar notoriedade na sociedade e consequentemente crescerá profissionalmente.

Mas, para que o seu networking seja produtivo é necessário que você interaja com pessoas de todas as áreas relacionadas ao seu negócio, de modo a chegar em um denominador comum entre as partes, possibilitando uma relação ganha-ganha, ou seja, não pode ser uma via de mão única, para que uma das partes não se sinta usada.

Seus amigos serão úteis para troca de conhecimentos, experiências, atualizações e conselhos, de modo que é fundamental ter algumas pessoas para contar nos momentos de insegurança e dificuldades, pois, o ser humano nasceu para interagir com o outro. Quer um exemplo? Pegue um ser humano que vive em uma aldeia, isolado do mundo e sem ter sido educado para interagir nos padrões de nossa sociedade e ande com ele pela cidade de São Paulo, por exemplo, fazendo-o interagir, trocar experiências e aprender novas coisas. Você verá que apesar das dificuldades, em pouco tempo de mudança, o mesmo irá evoluir consideravelmente e logo será um novo homem, ou seja, assim como esse ser que vivia isolado do mundo, nós, cidadãos globalizados, também crescemos com essa interatividade social.

Confira, abaixo, 17 dicas para a realização de um networking inteligente:

1 – Frequente uma multiplicidade de locais: o networking pode ser estabelecido em qualquer lugar, sendo assim, quanto maior for a variedade de locais que você frequentar, maior será a probabilidade de estabelecer vínculos, sendo assim, tenha sempre em mãos seu cartão de visita e esteja sempre disposto a conhecer e fazer amizade com novas pessoas, seja em congressos, viagens, lazer, etc.

2 – Use a internet: não podemos negligenciar a importância das redes sociais no mundo em que vivemos, haja vista, que as mesmas representam uma ferramenta poderosa para aproximação de pessoas com objetivos comuns. Sendo assim, selecione as pessoas que são interessantes para você, adicione-as e busque estabelecer um relacionamento forte com as mesmas.

3 – Tenha assuntos em comum: busque conversar sobre assuntos que a outra parte tenha prazer e que você também domine. Um bom exemplo é um time de futebol, ou, sobre um livro interessante, ou, sobre a família, enfim, busque ser interessante para que a conversa flua.

4 – Tenha sempre disponibilidade para ajudar: seja uma pessoa pró-ativa, ou seja, busque ser alguém que sempre está disponível para auxiliar as pessoas, de modo que as pessoas se lembrem de você em um momento de necessidade.

5 – Mantenha seus contatos ativos: de nada adianta estabelecer um contato apenas uma vez, ou seja,não deixe que as pessoas se esqueçam de você. Use a criatividade para fazer uma ligação, enviar um e-mail, ou comparecer a um local, de modo que as pessoas vejam que “você está ali” e principalmente que você interage com elas.

6 – Seja simples: saber se expressar com clareza de forma que o outro compreenda sua mensagem corretamente é um dos desafios em um diálogo. Daí a importância da simplicidade na comunicação, de modo que o outro sinta-se a vontade para expressar suas ideias e pensamentos, evitando desconfortos.

7 – Valorize a diversidade: cada ser humano possui sua maneira de pensar, agir e falar, ou seja, é fundamental aceitar as diferenças, evitando preconceitos, pois, o mundo é múltiplo.

8 – Seja uma pessoa aberta: busque constantemente conhecer novas pessoas, de modo a ampliar sua rede de contatos. Além disso, reserve um tempinho para interagir com aquelas pessoas que você já não vê a algum tempo, trazendo-as de volta para seu cotidiano.

9 – Seja eclético: seja uma pessoa culta, ativa, e polivalente, privilegiando o conhecimento (leitura, palestras, etc.), a variedade de ambientes frequentados (teatros, cinemas, etc.), e a pluralidade de atividades dominadas (como saber dançar, praticar rapel, etc.), de modo a ampliar suas capacidades.

10 – Seja verdadeiro: não busque mudar seus pensamentos para agradar uma pessoa, pelo contrário, seja você mesmo, pois assim, você terá a certeza de que a pessoa realmente gosta da sua pessoa e não de um possível personagem que você montou para agradá-la. Além disso, seja ético em suas relações e não busque “atalhos”, pois, os mesmos, são como um boomerang, ou seja, sempre se voltam contra você.

11 – Não seja uma pessoa negativa: o ser negativo afasta as pessoas, pois, tende a reclamar de tudo, inclusive de outras pessoas. Seja positivo e busque sempre ser bem humorado, pois assim, você será sempre lembrado como uma pessoa de sorriso no rosto e que transmite entusiasmo e alegria.

12 – Seja como um maestro: tente conduzir as conversas, expressando seus pensamentos e incentivando a outra parte a contribuir com suas opiniões, pois assim fazendo, você criará um ambiente de debates saudáveis e inteligentes.

13- Indique as pessoas nas quais você possui um certo grau de confiança: dar boas referências sobre aqueles que ostentam credibilidade para com a sua pessoa é um ato justo e nobre, haja vista, que é uma oportunidade de ajudar três pessoas, a saber: você (que estará ajudando um amigo), o amigo (que será ajudado) e o interessado em um grande talento (que estará levando para próximo de si, uma pessoa confiável e talentosa).

14 – Busque lembrar o nome das pessoas: lembrar o nome das pessoas é um ato que demonstra atenção, cordialidade e cavalheirismo. Outro fator importante a se lembrar é a questão da data de aniversário, pois, é uma data marcante para a maioria das pessoas, sendo assim, não podemos nos esquecer desse dia.

15 – Nunca procure as pessoas apenas para pedir um favor: como já mencionado no artigo, estabelecer um contato com alguém somente para obter um favor é um ato medíocre. Por isso, busque se aproximar das pessoas o tempo todo e não somente quando precisar de ajuda, pois assim as pessoas saberão que você gosta delas e não do que elas tem a oferecer.

16 – Atualize as pessoas sobre o que você está fazendo: trabalhe para que as pessoas saibam um pouco de sua vida (com o que está trabalhando, quais são os seus projetos futuros, suas viagens, etc.), pois assim, as pessoas se sentirão parte de sua vida.

17 – Tenha cuidado ao se expor: lembre-se: algumas pessoas estão esperando o seu erro para atacá-lo. Sendo assim, tenha cuidado com aquilo que você compartilha com as outras pessoas. Postagem de fotos comprometedoras em redes sociais, ou, excesso de liberdade dada a uma pessoa que não tem tanta intimidade, podem ser fatores comprometedores para a sua imagem.

O networking é um dos grandes investimentos de nossa época, pois, relacionamentos de qualidade são a chave para abrir a porta das oportunidades e nos transformar em profissionais bem sucedidos. Sendo assim, devemos gastar tempo, labor e dinheiro em prol desse rentável investimento.

Fonte: Administradores

Dicas para vender o invisível

Em prestação de serviços, como é o caso da área de saúde, o bom marketing começa exatamente com seu serviço prestado, ou seja, o coração do marketing de serviço em uma análise direta, é o próprio serviço.

Marketing

Uma visão simplista do termo marketing leva a diversos equivocos. Muitos acreditam que marketing significa:

• Publicidade

• Anúncios

• Folders

• Cartazes

• Placas

• distribuir panfletos na rua ( argh!!)

• ou pior: Empurrar “goela” abaixo algo para o cliente

Uma excelente estratégia para levar seu negócio a falência é divulgar e atrair pessoas para um serviço falho.

Prestar um serviço de alta qualidade tornará seu marketing extremamente fácil, barato e lucrativo e em alguns casos sua verba destinada ao marketing poderá ser utlizada em outros setores, como por exemplo para aperfeiçoar atendimento, fazer treinamento ou comprar novos equipamentos para seu consultório. Ou seja, o melhor marketing para profissionais de saúde é o seu proprio serviço.

Começe do começo

Antes de procurar uma gráfica, agência ou algum publicitário freelancer para fazer uma campanha para seu consultório, presuma que seu serviço é ruim e faça tudo para melhorá-lo.

Não se deixe iludir pela falsa sensação de superioridade de seus serviços. Isso é uma armadilha. Quando o próprio dono do negócio se deixa levar por falsas idéias de que seu serviço é superior ao da concorrência e por isso com certeza os clientes/pacientes o irão procurar, fazer fila na sua porta para amrcar horário ou outras idéias equivocadas deste tipo, esse sentimento acaba por contaminar toda a equipe. E, pensando friamente, se já somos tão bons, para que melhorar o atendimento aos clientes/pacientes? Afinal ELES precisam da gente. Cuidado, você realmente pode estar passando por um momento muito bom em seu negócio, mas não deixe isso subir a cabeça e criar em seus funcionários a sensação de que “se melhorar estraga”.

Procure sempre corrigir seu serviço, isso não o prejudicará, mas sim o fará melhorar ainda mais seus serviços.

Esqueça as desculpas

A tendência de todo ser humano é arranjar desculpas para algo que não deu muito certo, ou deu totalmente errado.

A sala de espera suja ou mal arrumada tem sempre a desculpa de que os pacientes são uns bagunceiros.

O banheiro sujo é culpa também dos sujeitos citados acima. E assim sucessivamente.

O tratamento não ficou perfeito pois o próprio paciente não soube escolher o que queria

O atraso nas consultas com certeza também tem origem no atraso dos pacientes

A cada desculpa aceita tanto as vindas de sua equipe como de você mesmo, seu negócio perde pontos com seu paciente/cliente, pense nisso.

Pense como seu cliente

utilizar seus padrões para estabelecer o que é bom para seu cliente/paciente com certeza não é a forma mais adequada de atendê-lo.

Para você superar as expectativas de seu paciente/cliente, você deve ir na direção que ele quer ir e não na direção que lhe é mais conveniente. Claro que algumas expectativas não são possiveis técnicamente e não podem ser levadas adiante, afinal quando tratamos de pessoas e de sua saúde há limites, mas dentro do possivel e viável tente chegar ao desejo de seu cliente.

Quem está estabelecendo seus padrões? seu ego? as novas tecnologias e tendências ou seu cliente?

Resolva o problema do seu cliente

Quando alguém procura um profissional da área de saúde, dentista, médico, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo normalmente ele vai atrás de uma solução para um problema. Não arrume outros para ele. Foque no problema que o trouxe até você. Mantenha seu foco e total atenção naquele problema que o trouxe até você e faça com que toda a sua equipe esteja embuída de também fazê-lo. Pode ser um dente quebrado, um pé machucado, um tornozelo torcido. Resolva o problema e depois veja se existem outros que também podem ser resolvidos, mas somente depois de resolver o que trouxe seu paciente até você.

Muitos profissionais tentam resolver ou pelo menos oferecer solução para diversos problemas de uma única vez e isso acaba por confundir o paciente/cliente. Se você conseguir manter o foco, principalmente quando um paciente vem até vcoê com uma queixa específica, existe uma grande possibilidade de ele ficar extremamente satisfeito com a solução que você porporcionar e dai abrir a mente ( e a carteira) a aceitar outras soluções para outros problemas.

Enfim em prestação de serviços, principalmente na área de saúde, o marketing propriamente dito começa em uma boa experiência para seu cliente. Proporcione isso a ele e você já terá 50% do duro caminho conquistado.

Fonte: Administradores

O primeiro momento de verdade, mudou…

O consumidor vem apresentando um novo comportamento, antes tínhamos o primeiro momento de verdade agora com o desenvolvimento da internet surge com ela o momento zero de verdade, onde o consumidor passou a interagir com o processo de compra. Antes crescimento das redes sócias o consumidor apresentava dois pontos de vista do processo de compra, tínhamos realmente dois momentos chaves:

Primeiro Momento de Verdade

Quando o produto chegava até o consumidor através de uma comunicação de marketing convencional, despertando o desejo de consumo de acordo com uma estratégia adotada pela empresa. A primeira empresa a dar grande importância para esse momento foi a Procter & Gamble em um artigo publicado em 2005 no Wall Street Journal quando a empresa apresentou dois momentos crucias na relação do consumidor com seus produtos, para eles o primeiro momento era quando o consumidor está no ponto de venda e decide escolher o seu produto ao invés de outro e o segundo momento dá-se quando vai experimenta-lo e avalia se suas expectativas foram atingidas. A P&G acreditava na época que o tempo que um consumidor demora para escolher uma marca no ponto de venda é chamado de "primeiro momento de verdade".

Segundo Momento de Verdade

Após a utilização do produto naquele momento em que usamos o produto pela primeira vez e sentimos as nossa sensações e quando definimos se determinado produto e bom ou não.

Agora com a grande rede, só no Brasil já são mais de 80 milhões de internautas, surge um outro momento de compra denominado pelo livro da Google como ZMOT (Zero Moment of Truth):

Momento Zero de Verdade

O ZMOT (Zero Moment of Truth) foi assunto de um livro lançado pela Google, é o momento em que você pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço que pretende experimentar ou comprar. Hoje 90% das pessoas que utilizam a internet antes de efetuar uma compra pesquisa algo referente ao produto e serviços nas redes sociais. Tenho certeza que antes de ler esse artigo, você já utilizou a internet para fazer essa pesquisa.

Esse novo comportamento do consumidor vem mudando a forma de fazer marketing, pois os métodos antes utilizados pelas empresas já não estão conseguindo atingir os novos consumidores, que atualmente estão em um novo ambiente de compra aonde buscam cada vez mais informações, não mais consumidores que ficam passivos recebendo informações da grande mídia. Acredito que agora os profissionais de marketing tem um novo desafio, que é exatamente encontra o elo desse novo comportamento e conseguir estimular esse consumidor a obter os seus produtos.

Fonte: Administradores

Análise: Qual o comportamento do Consumidor 2.0?

Chegou a hora e a vez do consumidor 2.0, uma nova realidade na qual as empresas devem se ajustar emergencialmente para potencializar suas vendas e divulgar adequadamente suas marcas.

Esta expressão é designada para apontar o novo consumidor e os conjuntos de características relacionadas às suas opções de compras, juntamente com as informações que o leva a tomada de decisão. Isto é, o novo consumidor tem a tecnologia como principal ferramenta de decisão.

A conquista deste consumidor é muito mais complexa do que as simples ações publicitárias, já que a tecnologia proporcionou uma revolução na relação de compra. Atualmente há uma facilidade muito grande de localizar os produtos, maiores opções de compras e, principalmente, um senso muito mais crítico para definição do que e de quem irá consumir.

Exemplo disto é a evolução de sites de reclamações e de direito do consumidor, dentre os quais o mais destacado é o Reclame Aqui. Mas a preocupação vai muito além, pois as redes sociais também são fontes de informações e reclamações atualizadas constantemente.

As redes sociais e internet têm tudo a ver com o Consumidor 2.0, sendo cada vez mais utilizada pelo uso de tabletes, computadores, notebooks e smartphones, equipamentos que fazem com que o consumidor participe ainda mais do mundo virtual. A novidade para empresas é que não basta mais saber expor sua marca, agora se tornou necessária a busca de uma ‘reputação positiva’.

Assim, como vender bem para este público? O primeiro passo, como dito, é a reputação, mas também é preciso pensar em uma página bem feita na rede. As informações da sua empresa devem estar sempre atualizadas, com conteúdo relevante. Com esta regra, suas ações terão muito sucesso.

Pense que seu site ou página nas redes sociais são as novas vitrines de seus produtos, e a apresentação é fundamental para compor uma boa diagramação, além da organização por categoria que permite ao usuário curtir e realizar a compra de forma direta ou indireta.

Mas isso é só o começo, questões como posicionamento em buscadores, dentre outras devem ser levadas em conta. As empresas não podem mais deixar de lado este grupo de consumidores, pois eles são os precursores do que será o consumo daqui em diante. E você, já está preparado?

Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Fonte: Administradores

Conexão África: O Fieldmarketing para franquias brasileiras

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias movimentou, no último ano, R$ 103 bilhões. Sem dúvida, o setor desponta como uma boa oportunidade para quem quer empreender com um risco calculado e retorno certo. O grande desafio do empreendedor está em fazer a gestão da loja e atender ao padrão proposto pela franquia.

Há pouco mais de um mês, estive na África do Sul e lá pude ver na prática a dinâmica e o desempenho do varejo deste país. O benchmarking, muito comum para este setor da economia, permite a utilização e adaptação de ideias e técnicas para o varejo brasileiro, o que em geral resulta em boas experiências e novas oportunidades de negócios.

Nesta linha, surge o fieldmarketing, um conceito amplamente divulgado e utilizado na África do Sul e em países como a Austrália, Reino Unido, Índia e China. O fieldmarketing atua em todas as áreas estratégicas para a efetivação da venda nos canais do varejo, desde a coordenação e gerenciamento da operação junto à indústria, até a comunicação nos diferentes pontos junto ao consumidor. O conceito, permite a otimização e a melhoria do desempenho das ações de merchandising e do marketing no varejo.

Durante a viagem, pude conhecer o trabalho do fieldmarketing no ramo de telefonia, tanto em lojas de rede como em franqueadas. O case é interessante para colocar em discussão as práticas utilizadas, agregar novas ideias e revolucionar a relação entre franquias e franqueados por aqui. Para o modelo de franquia brasileiro, o fieldmarketing é, sem dúvidas, um terreno a ser explorado.

As propostas implantadas na rede de varejo de telefonia envolveram o treinamento de equipe, o check list de padronização de lojas e de discurso, a utilização correta e produtiva dos materiais de merchandising e, principalmente, a gestão de pessoas deste ponto de venda.

Munido de uma foto da loja, com todas as indicações e disposição dos materiais de merchandising, a equipe especializada em fieldmarketing checava item por item a validação da proposta. Além da organização e padronização do ponto de venda, o time era responsável por treinar a equipe de vendas e de atendimento ao cliente. A preocupação com o nível de excelência no serviço oferecido é tão grande que o check list envolve desde o uso de uniformes até aspectos ligados à ativação da marca, como a checagem das peças e positivação dos materiais de campanha.

Colocar a gestão da loja sob o conceito de fieldmarketing permite que toda a operação, do treinamento ao aumento do potencial da marca no ponto de venda, esteja alinhada aos resultados de vendas, fidelização de cliente e objetivo da franquia.

O fieldmarketing é responsável por colocar em prática, no ponto de venda, as ações traçadas em nível estratégico. Mais do que garantir que o planejamento concebido pela gestão da marca seja realmente praticado no ponto de venda, o fieldmarketing está apto a indicar os pontos de atenção em uma franquia e corrigi-los com eficiência, proporcionando mais efetividade aos resultados dos franqueados.

Luciana Barreto é diretora de novos negócios da Smollan, empresa líder em fieldmarketing no mundo

Fonte: Administradores