Estresse ocupacional atinge 70% dos brasileiros

Problema originado pelo ambiente de trabalho é uma das principais
causas de perdas nas empresas

“Empresa contrata profissional que saiba lidar com altíssimo nível de pressão”. Esse tipo de requisito tornou-se comum nas corporações brasileiras. Com isso, o estresse ocupacional é hoje uma realidade presente em grande parte das empresas. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), cerca de 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho, porcentagem semelhante à de países como a Inglaterra e os Estados Unidos.

Assim como o estresse convencional, a doença é causada por fatores externos: uma reação do organismo à tensão, seja ela física ou mental. O estresse ocupacional, no entanto, tem origem ou pode ser agravado pelas condições existentes no ambiente de trabalho. Seus principais sintomas são perda de apetite; insônia; irritabilidade; dificuldade de concentração; distúrbios de memória; emagrecimento (ou ganho de peso excessivo); sudorese de extremidades (principalmente mãos); sensação de que está sendo observado ou perseguido no local de trabalho e, por vezes, o desenvolvimento do quadro mais grave do estresse, o chamado “distúrbio do pânico”.

Para identificar se um indivíduo sofre de estresse ocupacional, é necessário fazer um estudo detalhado, de preferência com um grupo de trabalhadores da mesma empresa, explica Dr. Aizenaque Grimaldi, Médico Coordenador da PROSEG, instituição especializada em Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho.

“Como o estresse pode ser desencadeado por múltiplos fatores, para ser caracterizado como de origem ocupacional torna-se necessário conhecer o ambiente de trabalho, os ritmos e tempos das funções desempenhadas, chefias, cultura da empresa, como são desenvolvidas as atividades durante a jornada de trabalho, como é o relacionamento entre os trabalhadores, etc.” Além disso, destaca, “é importante se ter também uma noção da vida particular do trabalhador, já que o estresse pode estar sendo gerado no ambiente familiar, no círculo social ou sob outros aspectos da vida do profissional”.

Para as empresas, o estresse ocupacional pode consumir boa parte dos gastos anuais, pois gera acentuada queda de produtividade, refletida nas horas de trabalho perdidas pelo absenteísmo, pagamentos de eventuais horas-extras necessárias, desperdício de material de trabalho, além de custos elevados com assistência médica. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se em US$ 300 bilhões os prejuízos anuais nas empresas por problemas relacionados ao estresse no trabalho. “Pode-se dizer que, atualmente, esse problema é uma das causas principais de aumento dos custos de uma empresa”, afirma Grimaldi.

Solução – Através da medicina já é possível minimizar os efeitos do estresse ocupacional, mas, segundo Grimaldi, o controle do problema deve ser realizado, principalmente, dentro das próprias empresas. “Evitar o problema é quase impossível, já que existem fatores individuais e extra-laborais que também interferem”, diz. O que se pode fazer é tentar harmonizar o ambiente profissional, de forma que as condições de trabalho se tornem agradáveis.

Empresas especializadas na implantação de Programas de Qualidade de Vida utilizam técnicas e mecanismos que vão desde relaxamento até programas de ginástica laboral, por exemplo. Os Programas também englobam mudanças físicas no ambiente de trabalho – como a diminuição das divisórias que restringem o contato entre os trabalhadores; palestras sobre Qualidade de Vida e cuidados com a saúde; apoio psicológico; implantação de programas e atividades recreacionais ou uma área de convivência, entre outros.

Os benefícios com a prevenção do estresse ocupacional relacionam-se diretamente com o aumento da produtividade e, conseqüentemente, dos lucros. Além, claro, de propiciar uma melhora considerável no ambiente profissional. No Brasil, os principais fatores que contribuem para a demanda excessiva de agentes estressores no trabalho são: redução de mão-de-obra sem redução da quantidade de trabalho; inflação; custo de vida; incertezas no painel econômico nacional; concorrência de empresas com maior tecnologia ou menor preço – tudo isso se reflete na vida da empresa; responsabilidades e atribuições excessivas; falta de apoio.

Fonte: Dr. AIZENAQUE GRIMALDI DE CARVALHO – presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho (SPMT) e membro da Diretoria Executiva da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho).

Calendário de Datas Promocionais: Um Importante Aliado 365 Dias por ano

A 11ª EXPO BRÍNDICE, uma das maiores feiras de brindes do país, que está ocorrendo no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, de 27 a 31 de julho, está oferecendo diversas atrações, todas baseadas na tematização escolhida para esse ano: Calendário de Datas Promocionais: Utilização do Brinde o Ano Inteiro.
A escolha das “Datas Promocionais” para tematizar a edição 2004 do evento pretende mostrar aos visitantes que o brinde pode e deve ser utilizado o ano inteiro, já que durante 365 dias são comemoradas mais de 500 datas, como Dia da Secretária, Dia do Médico, Dia da Amizade, Natal, entre muitas outras. E enviar um brinde diferenciado e útil em uma dessas ocasiões funciona tanto para estreitar relações com o seu cliente, como para gerar ainda mais negócios entre vocês.
Durante a EXPO BRÍNDICE, será possível visitar aproximadamente 100 expositores, conhecer cerca de quatro mil brindes diferentes, além de algumas atrações especiais relacionadas ao tema, como um show-room de brindes políticos e um espaço com artigos elaborados para as Olimpíadas.
Além disso, os visitantes poderão desfrutar da Ilha Promocional: um espaço com brindes diversos, criados especialmente pelas empresas expositoras para algumas das principais Datas Promocionais.
Outra novidade desta edição da feira é a parceria entre a Bríndice e a Fundação Pró-Sangue, o maior hemocentro da América Latina que, para homenagear o Dia do Doador de Sangue, 25 de novembro, estará distribuindo, durante o evento, material informativo com o objetivo de incentivar ainda mais a doação de sangue.
Se você ainda não visitou a EXPO BRÍNDICE 2004, não perca tempo !
Aguardamos a sua presença !

EXPO BRÍNDICE 2004 – Feira de Brindes, Produtos Promocionais, Presentes Corporativos & Mídia Extensiva

Data: 27 a 30 de julho
Horário: 3ª a 5ª feira – 14h às 21h
6ª feira – 14h às 19h
Local: Centro de Eventos São Luís
R. Luís Coelho, 323 (Próx. à Estação Consolação do Metrô)

www.expobrindice.com.br para Pré-Credenciamento

Calendário de Datas Promocionais: uma Ferramenta ao seu Alcance

A eficácia de uma ação promocional geralmente depende de um planejamento correto, feito com bastante antecedência. Esse cronograma de ações é uma excelente oportunidade para antecipar e até mesmo estreitar relações com os fornecedores e clientes de sua empresa.

Todas as ações precisam ser programadas com uma boa antecedência e, nesta hora, nada melhor do que utilizar uma importante ferramenta de marketing, que pode se tornar uma forte aliada para sair à frente dos concorrentes durante 365 dias por ano: o Calendário de Datas Promocionais.

O Calendário pode e deve ser explorado por empresas de diferentes segmentos e setores. Basta à empresa verificar nessa rica ferramenta qual data se encaixa ao perfil de seus clientes. Por exemplo, se a empresa for do ramo médico, poderá enviar brindes aos clientes e fornecedores em datas como Dia da Saúde ou da Medicina.

Já, as empresas que trabalham com comunicação, podem enviar seus brindes em datas como Dia da Comunicação Social, Dia do Profissional de Marketing, entre outras.

Há, ainda, aquelas datas nas quais as empresas podem e devem lembrar de seus parceiros, independente do seu ramo de atuação, como Natal, Carnaval, Páscoa e Dia da Amizade. Nessas datas é comum a troca de lembranças, em qualquer que seja a área de atividade da empresa.

Mas o primeiro passo para o sucesso do seu planejamento de ações é fazer uma relação das datas promocionais mais importantes, mais estratégicas para o ramo de atividade da sua empresa. Antes de definir cada data e respectivamente cada ação, deve ser observado o quanto esta data representa para o seu segmento, já que ela deve ser explorada apenas quando puder ser relacionada ao seu artigo ou aos serviços oferecidos por sua empresa, pois só desta forma terá impacto e atingirá o objetivo almejado. E, claro, também é muito importante pensar num brinde que seja diferente e ao mesmo tempo útil para a área da empresa que será agraciada com o artigo.

Acompanhe seus clientes mesmo durante suas férias!

As férias chegaram! Estamos em julho e muitos profissionais aproveitam alguns dias de folga para acompanhar seus filhos durante as férias escolares.

Mas férias não significam sair da memória do seu cliente. Muito pelo contrário. É um bom momento para marcar presença de forma agradável com brindes que transmitam sensações de relaxamento e prazer, afinal quem resiste aos momentos de descanso e lazer proporcionados por umas boas férias?

Que tal fazer com que seu cliente lembre de sua empresa mesmo durante suas merecidas férias? Basta escolher brindes adequados e úteis para a ocasião. Há um arsenal de brindes criativos e indispensáveis para acompanhá-los neste momento sem se tornar chato ou inoportuno, e ainda agradando a família toda.

Mas de que maneira? Tome nota das dicas a seguir!

Você pode personalizar com a sua logomarca e preparar uma espécie de KIT FÉRIAS para toda a família. Isso mesmo, escolha artigos que são bastante úteis para levar durante a viagem, seja no campo ou na praia:

Artigos para o seu cliente, no caso, um homem, usar e se lembrar de você enquanto estiver curtindo aquele merecido descanso: garrafa térmica, porta-copos e latinhas, porta-revista, descanso para cabeça, travesseiro inflável, toalhas, sunga, bolsa térmica, mala de viagem, guarda-sol, cadeira de praia, bola de futebol, óculos de sol, chapéu, ventilador portátil e esteira.

E se, você preferir, pode montar um kit completo para a família, oferecendo opções de brindes para a esposa e para os filhos de seus clientes, como, por exemplo: frasqueira, canga, biquíni, saída-de-praia, protetor solar, presilhas para cabelo, marcador de página, protetor labial, balde-de-praia e ainda inclua, também, gibis para a garotada.

Depois de definido o brinde é só enviar e desejar ao seu cliente umas boas férias e, claro, com sua empresa sempre na memória.

A Importância de Ser Você. Quando Ser Você Mesmo É Seu Melhor Marketing

Quem é você? Você sabe quem você é? Como vai o ego? E a auto-estima, está em alta? De onde vêm essas informações: das opiniões que escuta dos outros ou de dentro de você? Qual a medida de avaliação para o seu sucesso?

“Imagem é tudo”, principalmente a imagem que você faz de si mesmo. A representação interna que cada um tem de si é que cria o posicionamento externo e a forma como outras pessoas orientam seu tratamento com referência à nossa pessoa. Resumindo: a maneira como cada um se vê e se relaciona consigo próprio é que define como será o seu relacionamento com o mundo.

Por isso, é de extrema importância ter uma imagem positiva a nosso respeito. Não é só ego, muito embora ele esteja presente todo o tempo e se beneficie diretamente. Tendemos a criticar quem se auto-valoriza dizendo que tem um ego inflado, mas este julgamento evidencia uma posição inferiorizada de quem ainda não conseguiu atingir um patamar estável de elevada auto-estima. Por que eu também não me acho o “máximo”? É simples: porque a crença que tenho a meu respeito ainda não me permite acreditar que sou o máximo, e por não acreditar, não formei imagens mentais fortes o bastante para criar este sentimento dentro de mim. O bom é que crenças podem ser mudadas ou substituídas a qualquer momento. Aqui é uma questão de crer para ver e não o contrário: não esperar ser aplaudido para se achar maravilhoso mas, sim, ao se sentir maravilhoso tenha certeza, os aplausos vêm. É esta postura interior que tem o poder de catalizar os elementos necessários ao nosso sucesso pessoal.

Todos desempenhamos inúmeros papéis na vida: mãe, pai, filho, companheiro, profissional, amigo, esportista e, para cada um deles, assumimos um comportamento que, ao nosso ver, é o melhor. É como se existissem vários “eus” que utilizam diferentes máscaras para mudar o papel de acordo com a ocasião. Em cada caso, o que define o comportamento utilizado é a nossa percepção do que os outros esperam de nós naquele instante. Ou seja, um referencial externo é usado para direcionar um posicionamento interno. Em decorrência disso, gastamos muita energia tentando ter sob controle essas imagens exteriores e manter a coerência e a consistência de nossos comportamentos. Gastamos tanta energia e tanto tempo nisso, que pouco sobra para descobrir quem realmente somos.

Independentemente das opiniões externas, a consciência de quem sou “EU” baseada num referencial interno de aceitação abre um universo de possibilidades. Ninguém é perfeito, maravilhoso e sensacional cem por cento do tempo, embora gostaríamos que assim fosse. Nem mesmo o Super Homem ou a Mulher Maravilha. Erros e acertos, altos e baixos fazem parte da vida. Como seres humanos estamos aqui acertando, errando, aprendendo e evoluindo todos os dias. Com certeza, você já viu alguém reconhecer um ato falho ou uma situação que não teve o desfecho esperado, e provavelmente ao invés de ser culpado, foi admirado por sua coragem em aceitar e assumir. Esse é o início da construção de uma imagem positiva de si mesmo e de manter a auto-estima lá em cima: ser o que se é, aceitar com tranqüilidade o que ainda não é, e trabalhar para mudar e vir a ser. O mais importante não é acertar sempre, mas sim errar o mínimo possível e aprender com os erros.

Seja você mesmo e aposte nisso!

Aceitação é a chave para a mudança daquilo que, em sua opinião, ainda não está ideal. Ser você mesmo implica em aceitar o que se tem neste momento e começar a partir daí. Você é único e especial. Não existem, nunca existiram e jamais existirão duas pessoas iguais. “EU” sou o que eu sou e cada um é o que é! Todos estamos sempre fazendo nosso melhor e aprimorando-nos a cada dia, quer tenhamos consciência ou não (e mesmo que algumas vezes possa não parecer). Por isso é tão importante descobrir nossos potenciais, deixar aflorar o lado puro, bom, perfeito que todos nós temos, com o mínimo de críticas ou julgamentos. Sem se estender em culpas e desperdiçar energia inutilmente com dúvidas e questionamentos infindáveis. Não crie expectativas, muito menos ilusões. Liberte-se das opiniões alheias porque se não estão servindo para elevar a moral e a auto-estima, então não servem para mais nada!

Acredite: você é muito importante! Existe um propósito maior em sua vida. Tome suas próprias decisões baseadas no orgulho de ser quem você é. Comece agora mesmo a reforçar esta imagem e este sentimento bem dentro de você. Energize e dê vida a esta idéia. O momento seguinte nasce do momento atual, não do passado. Portanto, esqueça o que já foi. Não desperdice seu tempo tentando manter situações só pelo que os outros vão pensar, dizer ou fazer. Isso não é problema seu, é deles. Aja por si mesmo, por acreditar em você. Aceite que pode e aposte nisso, porque com certeza você vai ganhar a aposta!

Fonte: Carmen Castillo – Economista com especialização em Administração de Marketing.